Sob convocatória do Presidente da FNLA, Irmão Ngola Kabangu, o Conselho Político Nacional esteve reunido na sua 2ª Sessão Ordinária, na sala do Cine S. Domingos, em Luanda, no dia 23 de Junho de 2009, tendo abordado a seguinte Ordem de Trabalhos:

ImageLeitura, discussão e aprovação da acta da reunião anterior.
Informe da Comissão Política Permanente sobre a notificação do Tribunal Constitucional.
Informação sobre o Plano das Actividades de 2009 e sobre o Movimento Financeiro do 1º semestre de 2009.
Apresentação, análise e aprovação do Relatório de Actividades do Partido de 2008, incluindo o Relatório referente às contas de 2008.
Apresentação, análise e aprovação do Relatório sobre a preparação das eleições legislativas de 2008, incluindo o Relatório de contas apresentado à Comissão Nacional Eleitoral.
Relatório sobre o processo dos Antigos Combatentes, Fundo de Pensões e Reforma Militar.
No seu discurso de abertura, o Presidente do Partido enalteceu o esforço contínuo dos militantes das províncias, tendo dado depois uma vista geral da situação interna do Partido.

Outrossim, o Presidente da FNLA informou o Conselho Político Nacional do desbloqueamento da conta bancária do Partido, pelo que exortou os militantes a expandirem a obra e o nome da FNLA em todos os cantos de Angola.

Depois de algumas observações, a Ordem de Trabalhos foi aprovada por unanimidade. Quanto ao ponto nº 1 da Ordem de Trabalho, a Acta da reunião anterior foi aprovada por larga maioria, com sete (7 ) abstenções e nenhum voto contra.

Em relação ao 2º ponto, depois de uma discussão bastante animada, o Conselho Político Nacional recomendou ao Presidente da FNLA, que manifeste ao Tribunal Constitucional, a disponibilidade do Partido em receber os irmãos que se afastaram, mas tudo dentro das estruturas do Partido, observando rigorosamente as normas estatutárias e regulamentares.

No terceiro ponto aprovou-se o Plano de Actividades de 2009, bem como o Movimento Financeiro do 1º semestre do mesmo ano.

O ponto quatro consistiu na apresentação do Relatório de actividades do Partido e respectivo Relatório de contas de 2008, tendo cativado o interesse geral.

Concernente ao ponto cinco, o Conselho Político Nacional aprovou o Relatório sobre as eleições legislativas de 2008, bem como o Relatório de Contas.

Os Membros do Conselho Político Nacional recomendam ao Estado Maior General das FAA maior celeridade no Processo de Reforma Militar dos ex- ELNA.  

O Conselho Político Nacional agradeceu ao Presidente da FNLA, pelo seu empenho e esforço que tem vindo a envidar em prol da reimplantação do Partido em todo o espaço nacional.


Luanda, aos 23 de Junho de 2009 


O CONSELHO POLÍTICO NACIONAL
Fonte: FNLA