Luanda - O Vice - Governador de Luanda, Bento Soito viu-se  enxovalhado no debate promovido pela Radio Eclésia, na manha de Sábado, em Luanda. O tema em discussão teve haver com as ultimas  demolições forçadas que o Governo procede  contra as populações remetendo-as ao relento.

Bento Soito queria  abandonar o debate

Bento Soito, segundo relatos seus, considera que na sua condição de membro do governo merece mais respeito tanto de Luiz Araujo como dos ouvintes  que ligaram  ao programa para fazer  criticas ao regime. O dirigente esteve prestes abandonar o debate por efeito do que considera  “faltas de respeito” destes. 

Luiz Araujo que  “cascou” o governante no debate  é  conhecido pela sua frontalidade critica ao regime do MPLA e em alguns casos não poupa em responsabilizar o Presidente José Eduardo dos Santos pela ausência de respeito aos direitos humanos no país. É este seu jeito que deixa embaraçado membros do regime que enfrentam lhe em debates radiofônicos como já aconteceu com João Pinto, o jovem deputado  que notabilizou se pelos excesso de enaltecimento a Tchizé dos santos. João Pinto  declinou o convite feito segundo/conforme dito pelo  moderador/jornalista quando fazia a introdução do debate.

Refira-se que a elite do regime  é  pouco dada a criticas por isso recusam convites para debates. Em alguns casos, o MPLA para não gastar a imagem dos seus elementos, opta por enviar um militante desconhecido ou um quadro sob capa de alguma profissão. Neste ultimo debate realizado pela Radio Eclésia, escusaram se participar como MPLA mas em contrapartida enviaram para alem do Vice Governador  Bento Soito, dois técnicos que respondem pela área jurídica e um outro arquitecto conhecido por Hélder José. Os dois técnicos mais o Vice Governador constituíam na pratica um “task force” do regime  prontos a enfrentar Luiz Araujo mas viram se derrotados. O activista acabou por pó-los no seu devido lugar  com o seu poder de oratória e argumentação segundo a qual  o regime não respeita os pressupostos do direito a habitação do povo.

Fonte: Club-k.net