Luanda - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, abordou hoje, segunda-feira, em Luanda, com a secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, aspectos relativos ao reforço da cooperação entre os dois países e as estratégias para a sua diversificação.

JES presenta a visão do país para o fomento da cooperação

Durante a audiência que concedeu à governante americana, com a duração de 01h05 minutos, estima-se que o estadista angolano tenha apresentado a visão do país para o fomento da cooperação e escutou a exposição da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.   

O encontro com o Chefe de Estado angolano foi a última actividade oficial no país de Hillary Clinton, que trabalhou em Angola durante cerca de 24h00, no quadro de um périplo que efectua por alguns países africanos.

Após as conversações oficiais, no domingo, a chefe da diplomacia norte-americana referiu que Angola e os EUA vão trabalhar para revitalizar a agricultura, bem como reforçar a segurança nacional, em prol da estabilidade do continente e do mundo.

No quadro da visita, encontrou-se com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, líderes dos partidos políticos com assento no Parlamento e com a comissão dos Direitos Humanos.

Hillary Clinton presenciou também a assinatura de um memorando de entendimento entre a Chevron Corporation, a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Liga das cooperativas dos Estados Unidos da América (CLUSA).

A governante americana deixa o país com destino à República Democrática do Congo (RDC), onde dará seguimento ao seu périplo por África.


EUA concedem 17 milhões de dólares ano para combate ao Hiv/Sida

Um memorando de entendimento que prevê um financiamento pelos Estados Unidos de América de 17 milhões de dólares por ano, num programa quinquenal, para combate e prevenção do Hiv/Sida em Angola foi rubricado hoje, segunda-feira, em Luanda.

O documento foi assinado pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que termina hoje visita a Angola, iniciada domingo, e o ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos.

De acordo com o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, o financiamento, que o país começa a beneficiar a  partir deste ano,vem contribuir para a implementação do plano estratégico nacional, que reflecte todas as acções a realizar no país, envolvendo, o Governo, sociedade civil e pessoas vivendo com a doença.

Segundo o governante, há um único programa de monitorização para a uniformização as medidas para atingir os objectivos propostos.

As prioridades serão as de aumentar as facilidades de acesso ao tratamento, continuar a dar atenção especial a questões de género, a prevenção primária (através de aconselhamento e testagem voluntária) e secundária (mediante corte da transmissão vertical, que permite que mães seropositivas possam dar à luz filhos seronegativos).

Para o ministro José Van-Dúnem, a visita da secretária de Estado americano ao "Hospital Esperança” representa o reconhecimento dos EUA aos esforços que o Governo vem realizando para enfrentar a epidemia do sida.

Informou que a taxa de prevalência no país é de 2.1 porcento. Duzentas e 19 mil pessoas estão a ser acompanhadas, das quais 50 mil estão em tratamento.


Para o ministro, a taxa ainda “é considerada muito baixa, se comparada com os países da região, o que aumenta a responsabilidade do país em manter esta prevalência, adiantando ser uma oportunidade para Angola se constituir num bom exemplo, tanto na região como no mundo.


Informou que o seu pelouro projectou para breve a construção de novos hospitais para o tratamento e seguimento de indivíduos vivendo com a doença.

Disse ser necessário criar condições para o combate às doenças oportunistas de forma ágil e fácil, sem que os pacientes fiquem internados.

O ministro da Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, considerou a ajuda uma prova da amizade dos EUA com Angola, porque, como disse, as relações entre Estados não se fazem apenas com números, mas, e sobretudo, com valores humanos de solidariedade e irmandade.


Já Hillary Clinton felicitou o Governo angolano pelo seu empenho no combate à doença, e espera que contribuição venha a permitir uma maior coordenação entre as partes envolvidas no combate ao Hiv/Sida.

Manifestou a determinação em trabalhar com o Estado angolano para “derrotar” a epidemia que nas famílias se mede pelo desaparecimento do ente querido e às nações se mede pelo potencial perdido.

Fonte: Angop