Luanda - A UNITA realiza de 14 a 15 de Agosto 2009 a IIª reunião ordinária da sua Comissão Política. A decisão saiu da última reunião do Comité Permanente que teve lugar no dia 7 do mês corrente sob direcção do presidente do partido Isaías Samakuva.

Para o efeito, o líder do partido convocou para esta terça feira a reunião do Secretariado Executivo do Comité Permanente para acertos relativos à programação e realização do certame.

A Comissão Política é o órgão deliberativo do Partido, no intervalo dos Congressos, tendo como competências, velar pela aplicação da linha de orientação política do Partido, sua estratégia e programa, bem como traçar as orientações a seguir para a sua materialização.

Supervisionar a actividade dos órgãos do Partido, aprovar a estrutura orgânica do Partido, propor ao Congresso a modificação dos símbolos do Partido, aprovar o orçamento, os relatórios e Contas do Partido são ainda competências da Comissão Política, para além de criar órgãos e organizações do Partido, ratificar os regulamentos dos vários órgãos do Partido, os Estatutos das Organizações de Massas do Partido e as deliberações a ela submetidas e apresentar ao Congresso o seu relatório de actividades.

A Comissão Política é eleita em Congresso e integra trezentos e vinte e cinco membros efectivos e cem suplentes. A última vez que este órgão esteve reunido extraordinariamente foi em Outubro de 2008, para análise da situação decorrente das eleições legislativas.

Fonte: UNITA