Lisboa - Um  Deputado angolano, Joaquim Wanga que no Bié ocupa a posição de  primeiro Secretario provincial do MPLA  tem o seu nome  na lista das investigações destinada a identificar o mentor do assassinato de um empresário português conhecido por Gaio, na cidade do  Kuito,  em Maio passado. (malogrado era próximo a Fernando da Piedade dias dos Santos “Nandó”)


Partilhavam a mesma rapariga 

Os autores dos disparos que foram  presos  pelas forças de segurança teriam confessado que agiram sob orientações de um jovem cujo pai é Joaquim Wanga (da relação da segunda esposa). O jovem  é agente da policia afecto a unidade de proteção da unidade protocolar na província. Chegou a ser preso e julgado mas recentemente foi  visto em liberdade trajado  com uniforme da policia.

Um versão que requer analises mas que corre com certa insistência, na cidade do Kuito alega que o jovem terá ordenado a execução do empresário, em favor, do seu progenitor ou  sob conhecimento  deste. 

O malogrado empresário tinha negócios no ramo da imobiliária com um angolano mas era com Joaquim Wanga, com quem  o falecido partilhava a  amizade de uma rapariga cujas despesas (renda de casa) eram patrocinadas pelo parlamentar. As indumentárias  e outros gastos eram feitas pelo empresário razão pela qual, em alguns meios atentos dizia se que o malogrado e o deputado estavam num cenário de disputa.

O assassinato do empresário voltou a ser comentado na cidade logo após terem dado conta que o filho do deputado foi posto em liberdade travestido de policia. A Única Radio local nunca falou do caso. É apenas citado em meios intelectuais que obtêm dados de elementos/familiares próximo a  corporação da policia que domina o dossiê.


Fonte: Club-k.net