Luanda -  O convite vêem da UNITA, na voz do seu secretario para os assuntos eleitorais,  Domingos Maluca quando falava esta Quinta Feira a Radio Eclesia. O político reagia as posições de eleições indirectas defendida pelo PR e apresentada esta semana por Bornito de Sousa. Diz que os pronunciamentos de Bornito de Sousa violam a lei constitucional.

 

Fonte: Radio Eclesia 

Partidos da Oposição reagem
 ante pronunciamentos do MPLA


ImageDaniel Domingos Maluka considera que o MPLA quer criar condições para transformar Angola numa monarquia.


O secretário para os assuntos eleitorais do Galo Negro  afirmou  ainda que o Presidente da República não tem mandato e não deve condicionar a realização das próximas eleições presidenciais. Domingos Maluka diz ser interesse dos angolanos votar o Presidente da Republica nas eleições directas;

Lembrou  que os angolanos nunca votaram para um PR  desde 1975 (ano em que o país tornou se independente). Mais adiante  lamentou  que JES  não fala a assembléia nacional e que ao longo do seu consulado não da entrevista a órgão de comunicação social.

“ele que abandone o poder”, disse o dirigente da UNITA para depois lembrar que há  personalidades competentes em Angola  com capacidade de dirigir o país.


ImageFNLA concorda com eleições em 2010 


A  FNLA concorda que as eleições presidenciais sejam realizadas em 2010, pelo facto da futura lei constitucional ser aprovada apenas em Março do próximo ano. O deputado Nimi ya Simbe acha que os partidos políticos devem esperar que a constituição seja aprovada. FNLA defende o ano de 2010 para que as eleições aconteçam em Angola

 

E o candidatado independente `as eleições presidenciais, João Kambowela, considera que o pronunciamento de Bornito de Sousa veio resolver a questão do modo de eleição do futuro Presidente da Republica.