Havana – O comité do MPLA em Cuba reelegeu, no final de semana, António Gonçalves para o cargo de primeiro Secretário da organização, no decorrer de uma assembleia de militantes realizada na Casa de África da Oficina do Historiador em Havana.
 

* Foto: Ilustrativa
Fonte: Angop

António Gonçalves, que dirigiu a anterior direcção do partido naquele país caribenho, foi reeleito por unanimidade pelos membros deste partido presentes na sala ao cargo de 1º Secretário do MPLA.

 


O responsável do MPLA em Cuba será coadjuvado por Caetano Francisco Domingos, Joseph Mputo Ndongala, Daniel Canguande, Afonso Fernandes e Assunção Matos, respectivamente 2º Secretário, Secretário para Informação e Propaganda, Secretário para Assuntos Administrativos e Finanças e Secretário para Comissão da  Audição e Disciplina.
 

 

Na sua intervenção, o 1º Secretário do MPLA em Cuba agradeceu aos membros presentes na Assembleia pela confiança demonstrada e garantiu assentar as suas acções na formação dos quadros, uma vez que a maior parte dos membros do partido em Cuba são estudantes e mostram-se   disponíveis, após o término do curso, em trabalhar em qualquer parte do país.
 

 

“Angola não é só Luanda, e os quadros formados devem mostrar a sua disponibilidade em aceitar trabalhar em qualquer parte do país onde a sua contribuição seja necessária”, disse.

 

 

Acrescentou que com a presença de novos elementos no secretariado, espera trazer nova dinâmica para expandir as ideais fundamentais do MPLA.
 

 

Esta 5ª Conferência dos militantes do MPLA em Cuba realizou-se no quadro da renovação das direcções no âmbito do processo de preparação do 6º Congresso  Ordinário do partido, previsto para o mês de Dezembro.
 

 

Para o efeito, as estruturas centrais do MPLA em Luanda fizeram deslocar à Cuba para acompanhar o desenrolar deste processo, o director do Departamento das Relações Exteriores, Manuel Ruas.