Lisboa –  Vaz Kinguri, chefe de produção da Radio Cinco, foi neste terça feira (17)  afastado, pelo Ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, a margem de  um processo que levou igualmente ao afastamento de toda direcção daquela Radio desportiva inclusive do seu  director,  Antonio Rodrigues. A medida  vêem na seqüência de uma entrevista feita a um brasileiro que telefonou aquela emissora fazendo se passar pelo Presidente Brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva.


Fonte: Club-k.net


Circulo do regime diz que Rabelais cumpre bem as ordens


O Ministro no seu parecer interno,  queixou se de falta de  amadurecimento e em contrapartida foi indicado  um novo responsável interino, Humberto Jorge, ex director da  Radio Luanda.

 

No passado dia 9 do corrente  estava marcada  uma reunião com os responsáveis dos órgãos de comunicação estatal, destinada a analisar o caso “Vaz Kinguri”. O seu inesperado  adiamento deveu-se a deslocação do Ministro a província da Huila. 
 

A Radio Cinco, Canal ao Desporto da Radio nacional de Angola, foi criada a 11 de Novembro de 1995 e inaugurada pelo, então, Primeiro Ministro do Governo, Marcolino Moco. O seu surgimento segundo argumentação interna, atendeu à chegada a um estágio superior do rádio-jornalismo desportivo na estação; por outro lado, o canal veio dar mais atenção aos inúmeros adeptos Angolanos do movimento desportivo nacional e internacional

 

Antecedentes de Manuel Rabelais

 

Desde que assumiu a pasta da comunicação social, o Ministro Manuel Rabelais é freqüentemente referenciado pelas suas medidas duras. As mais recentes censuras ocorridas no sector destacam-se pelas seguintes a saber:


-  Em Maio de 2008, forçou  o então director da TPA, Fernando Cunha a penalizar o jornalista Ernesto Bartolomeu por questionar a linha partidária da televisão em favor do MPLA.


- Em Agosto do ano passado,  o director da Radio cinco já havia sido igualmente suspenso por razões  nunca tornadas a públicos e havia sido igualmente interinado por Humberto Jorge.

 

- Suspensão de Amilcar Xavier da RNA  em Outubro de 2008 por ter conduzido um debate na qual o analista/Jornalista Vitor Silva questionou nomeações feitas pelo Presidente da Republica. A suspensão foi cancelada  após intervenção do Porta Voz Presidencial, Aldemiro Vaz da Conceição.


- Apresentado  como “mastermid” de um abortado plano "mau" contra o jornalista Amilcar Xavier,  em finais do ano passado cujas informações foram levadas ao conhecimento de figuras próximas ao palácio presidencial.


-  Colisão, em Março  deste ano, com o então DG da TPA, Fernando Cunha apaziguadas pelo porta Voz da Presidência da Republica


- Orientações dadas pelo mesmo em Julho do corrente ano ao  sub-director para área dos desportos da TPA, no sentido de penalizar um jornalista desportivo, Neto Junior devido a uma reclamação feita por um adido de impressa na África do Sul, Antonio Nascimento que telefonou ao Ministro informando que  o jornalista desportivo  lhe faltou com respeito quando deslocou-se, em terras de Mandela.


- Informações segundo a qual baixou ordens a Radio e a TPA em Benguela para  não cobrirem actividades do activista político do MPLA, Bento Kanganba.

 

Embora haja o ascendente contra si,  Manuel Rabelais é  descrito, em meios do poder,  como alguém que cumpre “bem as ordens”.


Brasileiro faz se passa por Lula e dá entrevista à RNA -Áudio