Luanda - Empolgado talvez com a concretização do sonho de regresso à mais alta roda da política no seio do MPLA de que é militante, o também homem dos futebóis, presidente do Kabuscorp, Bento Kangamba, não perdeu a oportunidade no conclave para abrir a bolsa e de lá tirar mais de 130 mil dólares americanos para oferecer.


Fonte: O Pais



Não consta que do ponto de vista logístico o conclave tivesse furos, mas o “soba do Palanca” surpreendeu quando decidiu por conta e risco oferecer a cada membro das delegações de Benguela, Huambo, Moxico e Uíje a quantia de 350 dólares americanos.


A fonte que revelou esta informação a O PAÍS, reportou o facto de Bento Kangamba ter constatado um alto nível de organização da parte destas delegações que estiveram presentes no VI congresso do partido governante em Angola.


Observadores questionam a pertinência desta incursão de Kangamba, quando se sabia já de antemão haver uma certa unanimidade em relação ao processo eleitoral de que haveria que se votar na única lista em jogo no congresso do qual ele próprio fazia parte.


Há quem diga que isso não se terá ficado a dever a uma compra de votos, mas é evidente que as quatro províncias têm alguma expressão no xadrez político nacional, havendo história de dificuldades experimentadas nas primeiras eleições gerais realizadas a 29 e 30 de Setembro de 1992 pelo partido no poder em Angola.


Este “exercício financeiro” do também tenente-general na reforma poderia ser estendido ainda à delegação de Cabinda, segundo disse a fonte deste jornal.