Lisboa – Nelson Pestana “Bonavena”,  foi  afastado de exercer tarefas de  docente,  do  Instituto Superior  João Paulo (ISUJP) de  Angola  por motivações desavançadas    pelo clero católico em Angola.


Fonte: Club-k.net


De acordo com  uma junção de dados,  uma corrente do clero apresentada como “bispos  que não querem problemas com o regime” terá  pautado a reitoria do ISUJP  ao que precipitou  o afastamento  do acadêmico. A notificação da demissão foi dada pessoalmente  pelo Reitor do ISUJP,  frei  João Domingos, na segunda feira (21 Dez) sem no entanto ter  avançado pormenores que levaram a Igreja a tomar esta  decisão.


A mesma “pressão”  sobre a figura de Nelson “Bonavena” é sentida  na Universidade Católica de Angola (UCAN) onde o mesmo é investigador, porem, anuladas pelas verticalidade  do  reitor Dom Franklelin conhecido pela não  cedencias de pressões externas.  


Nelson Pestana é  doutorado em  ciências políticas, em França, e esta  ligado a extinta FpD (agora, Bloco Democrático).  É  conhecido por não aceitar, em Angola, os  abusos contra os direitos humanos e a violação da constituição praticada pelo  regime angolano.

Segundo observações constantes, os  “bispos  que não querem problemas com o regime” vêem se arrastado a um cenário de dependência as autoridades angolanas provocada ao corte orçamental a que estavam submetidos ao orçamento do Vaticano.   Após a tomada de pose de  Bento XVI, o novo papa defendeu que as dependências católicas em todo mundo passariam a sobreviver por meios proprios. Muitos bispos, em Angola, sobretudo os que se encontram  em fase de reforma são referenciados como tendo cedido as acareações do regime no sentido de evitarem problemas.


Sinais das reações dos Bispos no sentido de evitar problemas com o regime

 
- Uma corrente de Bispos passou a ter  visão contraria a extensão da Radio Eclesia defendendo que a a Igreja tem cultura de milenar e que não tem pressa de aguardar mais por mais 100 anos pelo sinal da Radio.


- O Cardial Alexandre Nascimento chegou a declinar uma entrevista com a emissora católica (Tem falado apenas na RNA e LAC)

- Afastamento do correspondente da Eclesia Armando Chicoca, por pressão do  Juiz  do Namibe, Antonio Visandule.


-  Foi afastado do poder da ordem da igreja Católica em Cabinda, Padre Raúl Tati


- Figuras da Igreja tem reclamado junto do director do Folha8, William Tonet, devido a textos do jornalista Domingos da Cruz ao qual consideram critico. O  Director do Cabinete de imprensa da conferência episcopal de Angola e S. Tomé e príncipe (CEAST), reagiu recentemente por escrito um texto do jornalista em referencia, sobre um dos textos que aborda a cumplicidade da Igreja ao regime.


-  Recusa do pedido de aulas do  acadêmico Fernando Macedo no ISUJP.

 

Artigos relacionado: - Frei João Domingos direito de resposta sobre o caso Nelson Pestana no Club-k