Cabinda - As Forças de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar (FLEC/PM) reivindicaram o ataque protagonizado esta tarde à selecção do Togo. Esta organização luta pela independência de Cabinda desde 1975, ano da independência angolana.


Fonte: A Bola/Correio da manha

«Às 15 horas de quinta-feira, a resistência das FLEC/PM realizou um ataque contra as Forças Armadas Angolas, que escoltavam a selecção nacional do Togo», diz um comunicado assinado por Rodrigues Mingas, secretário-geral da organização separatista, citado pelo Rmc.fr.

«A Confederação Africana de Futebol foi advertida inúmeras vezes de que este território estava em guerra. Havia documentos a explicar esta situação e não quis ter em conta as advertências. O organismo deve assumir a responsabilidade. Não somos rebeldes, mas sim um movimento político e militar de Cabinda, que é um território ocupado ilegalmente e lutamos pela libertação do mesmo», prossegue a nota.


As FLEC esclarecem ainda que este «é apenas o começo de uma série de acções dirigidas que vão continuar em todo o território de Cabinda».


A comitiva togolesa estaria a atravessar a fronteira entre Angola e Congo com uma escolta militar com vista à participação na Taça das Nações Africanas (CAN-2010). Do confronto resultou a morte do motorista do autocarro e quatro feridos. Dois jogadores, Kodjovi Obilalé e Serge Akakpo, e dois médicos. 19:22 - 08-01-2010


Selecção do Togo atacada a tiro

O autocarro que transportava a selecção do Togo foi metralhado ao chegar à fronteira entre o Congo e Angola, onde se realiza a Taça das Nações Africanas (CAN), exactamente no mesmo dia em que a polícia garantia todas as condições de segurança do torneio. Dois jogadores togoleses ficaram feridos.


Thomas Dossevi estava no autocarro no momento em que os rebeldes atacaram o autocarro da comitiva togolesa. O jogador do Nantes relatou momentos de pânico. "Fomos atacados, mas depois somos escoltados por dois carros da polícia", informou o avançado.


O incidente verificou-se no enclave de Cabina, província onde têm decorrido conflitos entre o exército angolano e os separatistas. Ao serem atacados, os jogadores atiraram-se para o chão do autocarro, mas os atletas Kodjovi Obilale e Serge Akakpo acabaram por ficar feridos.


Além dos jogadores, sofreram ainda ferimentos o motorista do autocarro, um assistente, o médico da comitiva e um jornalista que acompanhava a delegação.


A CAN inicia-se domingo em algumas cidades de Angola. A selecção do Togo estreia-se segunda-feira precisamente em Cabinda.