Lisboa – Foi afastado do comando  da unidade de segurança presidencial (USP), o General Muia, num cenário que  denota ter sido afastado a contragosto.  Foi-lhe proposto a chefiar  uma unidade de logística militar situada na zona do grafanil (arredores de viana)  ao que terá negado alegando preferência em  dedicar-se ao pasto na sua terra natal, Cunene.


Fonte: Club-k.net


A USP é um dispositivo de segurança  com finalidade equivalente  a Unidade da Guarda Presidencial (UGP). Os seus elementos são na sua maioria originários da etnia cuanhama e gambos. O   treino dos  efectivos é assegurado por assessores da Coréia do Norte.

 

Os privilégios que os militares  destas unidades gozam é apontado como uma das possíveis razões  que levam os mesmos a  desgostarem de afastamentos ou transferências para outras unidades fora da alçada da Casa Militar da Presidencia. Por exemplo, um soldado da UGP ou da USP com a patente de sargento pode ter como salário cerca  de 125 mil kwanzas ao passo que um com a mesma patente estando nas FAA ganha apenas cerca de kz 50 mil.