Lisboa – Estão a ser retificadas as insinuações que circulam na TPA, segundo a qual a apresentadora do telejornal, Ana Lemos tem grau de parentesco com a primeira dama,  Ana Paula Cristovão Lemos dos Santos. Correntes geralmente bem informadas esclarecem que não há nenhum  vinculo familiar entre ambas havendo apenas  coincidência do sobrenome “Lemos”. (Ana Lemos é originaria do Município de Kimbele-Uíge ao contrario de Ana Paula dos Santos  que é de Luanda.)


Fonte: Club-k.net


Tais insinuações, segundo observação interna, terá ganho suporte logo após a apresentadora ter sido escolhida pelos serviços de apoio da presidência  para acompanhar a primeira dama  numa das suas  deslocações ao estrangeiro. No seu regresso, segundo a mesma “observação”,  Ana Lemos teria sido convidada a levar o seu filho na tradicional,  festa de fim de ano que o casal presidencial promove para as crianças em  Angola. Fez um  retrato (que esta no seu telemóvel)  da primeira dama e do seu filho que de seguida  partilhou  com as colegas da TPA   tendo causado impressão da existência de familiaridade entre ambas.


Ana Lemos passou a ser “temida” na TPA e estando inclusive associada a precipitação que levou ao  afastamento de dois pivôs do telejornal, que lhe faziam concorrência,  Edgar Cunha e Fernanda Manuel. De inicio os funcionários daquela empresa conotavam  o seu protagonismo, a suposta ligação ao inexistente parentesco com a primeira dama angolana. Mais tarde, ficou a  saber-se que para alem de ter tido o apoio do então Ministro Manuel Rabelais, a mesma havia se amigado com um assessor do  Ministério da Comunicação Social, Gaspar Santos. É descrita como estando prejudicada  com o afastamento da entourage de Manuel Rabelais.


No passado era também vista  como gozando de  influencia junto do circulo presidencial. Esta impressão era causada por ter sido na altura a “melhor amiga” do então assessor presidencial, José Maria. A nível do regime, Ana Lemos é irmã de um economista,  Celso Rosa ligado a Administração da ENANA.