Luanda - A conclusão é de um dos membros da diáspora africana José Gama expressa numa entrevista conduzida pelo director do Semanário “A Capital” Francisco Tandala  propositada  a avaliar  a visão da juventude  face a pouca atenção por parte de quem tem responsabilidades políticas no país .

 

ImageTem filiação partidária?

José Gama –  Não tenho. O momento exige nos sensibilidade patriótica e não partidária.

Acredita nos políticos angolanos?

José Gama – Acreditamos mais nas acções que nas palavras.

Qual a sua opinião sobre o momento político e social do país? E como descreve esse mesmo momento?

José Gama –  Este é o momento  que ninguém poderá dormir os nossos sonhos. O pais vive aquela fase em que a geração que nos  libertou, que fez a guerra e que brindou-nos com a paz é a mesma que faz gestão da nação. Quando assim acontece  há  questões que só poderão ser resolvidas por uma outra geração. Não podemos esperar pelos que ainda não nasceram para resolver os nossos problemas. A geração da independência esta diante de uma nova geração. Da geração da democracia.

Tem se prestado a devida atenção à juventude?

José Gama -  Deveriam prestar. Certa vez recebemos de uma missão diplomática no exterior um anuncio dizendo que as autoridades estão a dar oportunidades aos jovens para se lançarem no campo empresarial. O anuncio dizia que um dos requisitos é que os jovens  deveriam entrar com um valor inicial de 5 milhões de dólares. Perguntamos-nos,  onde encontrar  este valor tão agressivo? Concluímos que faltou atenção.

O que falta fazer neste domínio (apoio a juventude)?

José Gama –  Aos jovens sem emprego o Estado deveria  dar  subsidio de desemprego. O Governo deveria lançar como desafio políticas para habitação. Habitação para todos os jovens. A Secretaria de Estado da educação tem tido algumas idéias. O MAPESS igualmente. Terão o nosso apoio.

Estamos perante uma juventude frustrada?

José Gama -   Estamos perante uma juventude que quer formar família. Para isso tem que haver habitação. Os preços das casas estão a cima dos 200 000 USD. Por isso vemos uma juventude incompreendida  que não quer enganar ninguém  mostrando o seu claro desconforto.

Como vê o futuro do país?

José Gama –  O Futuro esta nos nossos corações. Só teremos o futuro que merecemos quando governantes e governados mudarem de consciência. Podemos movimentar governos mas se não mudarmos de consciência não haverá futuro.

Que conselho deixa para as autoridades do país?

José Gama –  Para que não encarem a posição da juventude como afronta. Só serão capazes de resolver os nossos problemas se nos escutarem.  O valor de um governo mede-se no poder que tem em escutar o seu povo.
 

Fonte: Club-k.net