Lisboa - O Serviço de Informação (SINFO), passou  a ter uma nova designação, que é o   Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado (SISE). No seguimento da alteração foi reconduzido para o posto de director geral,  o antigo ministro do interior, Sebastião José António Martins que  despacha directamente com o chefe do governo, conforme o artigo 17 do estatuto orgânico desta instituição.

 

Fonte: Club-k.net

Passou a ser SISE - Serviço de Inteligência e Segurança do Estado

De acordo com os seus estatutos, esta estrutura de informação é “o organismo do Estado que  integram o sistema de segurança nacional criado ao abrigo da Lei  no 12. De 16 de Agosto de 2002, sobre a segurança nacional, incumbindo da pesquisa, produção e processamento de informações destinadas a garantir a segurança interna e necessária a prevenir , impedir e combater actos que pela sua natureza possam perigar o Estado de direito constitucionalmente estabelecido.”


A sua estrutura orgânica, segundo o seu artigo 16 do documento que fazemos referencia  compreende os órgãos de direcção, órgãos de apoio consultivo, órgãos de apoio técnico e órgãos executivos locais ao qual fazem parte as delegações províncias e os seus respectivos serviços operativos municipais ou comunal.


Para alem do   SISE, Angola tem formalmente  mais dois serviços de   informações, um dos quais é o SIE -Serviço de Inteligência externa ; e o outro é a IM-Inteligência Militar. No seguimento das nomeações efectuadas esta semana pelo Presidente da Republica os seus directores também viram-se reconduzidos ao posto.