Huambo - Um estudo sobre o aproveitamento hídrico da barragem hidroeléctrica do Kuando será realizado em breve na província do Huambo pela empresa Gauff Ingenieure Africa, subsidiária do grupo alemão Gauff Ingenieure.

Na barragem do Kuando, 13 quilómetros a leste da cidade do Huambo, serão instaladas condutas de agua potável, para atingir os bairros do Cruzeiro e Cambiote (na periferia), no quadro da projecção do crescimento da urbe.

Em declarações à agência noticiosa angolana Angop, o director provincial da Energia e Águas, Adolfo Elias, adiantou que a Gauff tenciona apoiar o governo provincial do Huambo a construir mini-hídricas nos municípios do Ekunha, Bailundo e Alta-Hama, para o fornecimento de energia eléctrica.

Nesse sentido, dois engenheiros da Gauff fizeram um levantamento do potencial hídrico desses municípios, para que, à medida da sua evolução, sejam contemplados outros municípios com recursos hídricos favoráveis, adiantou Adolfo Elias.

Um protocolo de intençoes entre o Governo do Huambo e a Gauff foi elaborado no sentido desta empresa poder intervir no ramo de abastecimento de água canalizada e energia eléctrica.

A empresa Gauff trabalha em Angola há mais de dois anos na fiscalização da reconstrução de estradas e no apoio a projectos ligados à energia e água, agricultura, hotelaria e turismo e fiscalização em várias províncias.

Fonte: Macauhub