A comissão criada por despacho presidencial avalia, desde a tragédia, os edifícios de Luanda com primazia para os apontados como críticos. O trabalho é desenvolvido por uma equipa técnica do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA) que remete as suas conclusões à Comissão que após visita ao local avaliado emite o seu parecer.
Foi na sequência do estudo do LEA que a Comissão Nacional de Avaliação de Edifícios determinou a evacuação do prédio 265 dos Combatentes onde funciona a Direcção Nacional dos Transportes do Ministério do Interior e residem cerca de cem famílias.

O Ministério da Interior começou já a sua mudança por formas a evitar que o raio caia pela segunda vez na sua cabeça, transferindo para instalações provisórias este departamento enquanto os moradores desconhecem ainda o seu destino.

O vice-ministro das Obras Públicas, Joanes André, que dirige a Comissão Nacional de Avaliação de Edifícios disse que o estado de degradação do edifício 265 da Avenida dos Combatentes é grave e que pode ruir a qualquer altura fruto do mau uso dos espaços comuns, como a colocação de tanques de água, geradores, construção de casas nos terraços, bem como a obstrução das fossas. «Este edifício é de evacuação imediata. Nós estamos a efectuar inspecções a todos os edifícios identificados, nós estamos a preparar todas as condições, nós já trabalhamos proprietários da lojas e sobrelojas, reunimos com os moradores, estão receptivos, compreendem e nós estamos a trabalhar a todo o vapor para o inicio da evacuação desse edifício».

Joanes André apelou a compreensão dos moradores e proprietários de lojas e sobrelojas a acatarem a determinação técnica por formas a se evitar tragédias como as da DNIC mas não indicou o local onde deverão ser realojados os moradores. Em igual situação, mas sem data para evacuação, estão os moradores do Prédio da Telecom sito na Avenida Ho Chi Min por apresentar problemas estruturais nos assentamentos, com fissuras, rachas nos pilares de suportes e vigas, infiltração de água nas paredes e nos pilares de sustentabilidade.

Os moradores do prédio da Angola Telecom foram já visitados e notificados pelos técnicos do Laboratório de Engenharia de Angola e aguardam a todo o instante a ordem de saída e o local para onde deverão ser realojados até a reabilitação do edifício às expensas do Estado.

A Comissão Nacional de Avaliação de Edifícios, criada por orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com vista a detectar os problemas de habitabilidade nos prédios em Luanda numa primeira fase, estendendo depois os trabalhos as outras províncias, a par da Comissão de Inquérito que apura as causas da queda do Prédio da DNIC.

Na madrugada de 29 de Março último o edifício da DNIC ruiu e caiu o que custou a vida a trinta pessoas dentre as quais dez senhoras e uma criança todas elas detidas.

Fonte: VOA