«A situação de intoxicação alimentar caracterizada de urticária, prurido generalizado e vómitos de início súbito, com evolução fulminante, afectou, de 27 a 28 do corrente, cerca de 78 residentes da povoação de Kassange, sendo 40 adultos entre as quais 3 gestantes e 38 crianças», lê-se num comunicado de imprensa do Departamento Provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias de Benguela, distribuindo ontem no final da tarde.

Da assistência feita, segundo a mesma fonte, obtiveram alta curada 43 doentes e em tratamento existem ainda 27 pacientes.

Dos antecedentes, relata-se o consumo de víscera de peixe «baiacu», uma informação confirmada por uma fonte oficial da direcção das Pescas e Ambiente que esclareceu a Voz da América que, a referida espécie possui uma grande quantidade de toxina no fígado que pode ser fatal quando consumida pelas pessoas.

Como medida preventiva, o Departamento de Saúde Pública aconselha a população a abster-se do consumo deste tipo de peixe e das vísceras de qualquer outro, enquanto se aguarda pelo pronunciamento da Direcção das Pescas e Ambiente que está a efectuar os estudos laboratoriais para a determinação da etiologia desta patologia.

Mas desde já, a fonte oficial das Pescas e Ambiente de que temos vindo a fazer referência acautela a população, dizendo que as outras espécies de peixe podem ser consumidas por não possuírem toxina ou outro de tipo de substância venenosa e informou, por outro lado, que neste momento as amostras já se encontram em Luanda para análise laboratorial.

* AC
Fonte: VOA