O engenheiro António Flor, da coordenação de projectos do Gabinete de Reconstrução Nacional, reconheceu que é prematuro avançar o prazo de conclusão definitiva do aeroporto, mas garantiu que a previsão é as obras estarem concluídas em 2010.

O engenheiro afirmou que as pistas já estão preparadas para receber as camadas de base e de desgaste (pavimento), considerando que “já não há muito trabalho para se fazer” neste aspecto. Com capacidade para receber aviões do tipo Boeing A380, as pistas têm agora 4.200 metros de cumprimento e 60 metros de largura, contra os 3.800 metros de cumprimento inicialmente projectados.

As edificações do aeroporto, terminal de passageiros, torre de controlo, unidades hoteleiras e seus acessos, segundo António Flor, também podem ser concluídas em 2010.

Ontem, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, visitou as obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda, na última etapa da sua visita de campo aos vários projectos em execução na capital do país.

O Presidente da República esteve numa das duas pistas duplas que estão a ser construídas, tendo recebido da coordenação do projecto esclarecimentos sobre a obra, para posteriormente percorrer algumas áreas de intervenção do projecto.

No perímetro do aeroporto está já a funcionar uma central de betão de duas unidades com capacidade para produzir cada uma cerca de 200 toneladas de betão por hora para sustentar as obras.

Na área onde está a ser construído o novo aeroporto viviam cerca de 140 camponeses. O processo de negociação para abandonar o local ainda está em curso. O engenheiro António Flor anunciou que está a ser preparado no KM 44 o local onde serão realojadas as pessoas que têm lavras no perímetro de construção do aeroporto.

Fonte: JA