Londres - A  delegação parlamentar do MPLA que deslocou-se esta Quarta feira a província da Huila foi vaiada quando ia visitar os  sinistrados em Tchavola. Ao aproximarem-se do local,  o publico exausto, gritou em voz alta: “Dos Anjos fora!!! Ramos da Cruz regressa ao Lubango”.


Fonte: Club-k.net

Bornito de Sousa impedido de encostar ao local dos sinistrados

Fazia parte da delegação o  Deputado Higino Carneiro que chefiou a mesma.

 

Os Ministro  da Administração do Território e Reinserção Social,  Bornito de Sousa e João Baptista Kussumua respectivamente  também se encontram naquela província. Ambos visitaram,  no período da  tarde as mesmas populações, tendo as encontrado com  os ânimos  baixo. Por questão de prevenção,  não foram permitidos pela segurança local, que visitassem  os sinistrados que se encontram no local mais critico.


Ainda  quanto as  demolições que levaram as delegações aquela província,  o  governador da Huíla, Isaac dos Anjos, considerou, quinta-feira,  haver um certo aproveitamento político de algumas pessoas, no caso das demolições que ocorreram entre os dias 6 a 12 deste mês, ao longo do ramal do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes, na capital huilana.


Falando numa conferência de imprensa, o governador voltou a dizer que as demolições vão continuar.


"Nós não temos razão para escamotear ninguém, o que apelamos é que as pessoas deixem de fazer do sofrimento do povo um negócio e tratar as coisas com mais seriedade, ajudando a resolver os problemas", sublinhou o governante.


"Apelamos à população a manter-se calma e esperar que os bens e estabelecimento das condições da nova área de realojamento sejam feitos sem agitação", salientou.


O chefe do executivo huilano informou que durante esta fase foram demolidas  2188 residências, das quais 1998 constantes do registo de Junho de 2009, 145 por se localizarem entre a subestação eléctrica do Lubango e a linha do caminho-de-ferro e 45 construídas depois dos registos feitos no ano transacto.


Avançou que 279 residências previamente cadastradas não foram demolidas, pela simples razão de no momento não afectarem as intervenções das obras no CFM, sendo que 29 delas estão localizadas na Arimba, 76 no bairro Joaquim Kapango, 15 no Ferrovia, 115 no comandante Cowboy e 64 na Mapunda.