Lisboa - A Deputada Maria  Carolina Fiel Fortes é,  a favorita para ocupar o posto de  directora do Departamento de Informação e propaganda (DIP) do Comitê Central do  MPLA,  em substituição de Rui Falção, cujo apoio foi decisivo  para tal ascensão. O posto era antes ocupado por Rui Falção  que desde o congresso passado entrou para o Bureau Político como Secretario para Informação. 


Fonte: Club-k.net

Primeira mulher a frente do braço de propaganda do partido

Ao ser confirmada formalmente, esta antiga segunda secretaria do MPLA em Luanda será a primeira mulher,  a ocupar esta posição que por la passaram proeminentes  figuras como Paulo Teixeira Jorge,  Paulino Pinto João,  e o falecido Costa Andrade “Ndunduma” que chefiou o DIP   entre 1968 e 1970, na Frente Leste de Angola.

 

Carolina Fortes com  35 anos de militância no MPLA é jornalista de profissão, razão pela qual  tem o passado ligado a sectores de informação do partido no poder. Funcionou na década de oitenta no departamento para a esfera ideológica do  comitê provincial em Luanda tendo daí saído para ser Secretaria para informação e propaganda do comitê provincial da OMA na capital do país. É actualmente membro comissão de disciplina  e auditoria da sede do MPLA em Luanda e integra o grupo de acompanhamento ao Município da Maianga. Ascendeu ao Comitê Central no V Congresso dos “camaradas”.

 

De acordo com insinuações patidarias, Carolina Fortes deixou o posto de segundo figura do MPLA em Luanda no seguimento de divergências de lideranças com o titular do cargo, Bento Bento que a substituiu  por Jesuino Manuel Silva, Ex- Primeiro Secretario da JMPLA, na Lituânia, na década de 90.