DECLARAÇÃO da UNITA sobre o 8º Aniversário do Dia da PAZ
 


O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA endereça a todos os angolanos uma efusiva saudação pela comemoração do 8º Aniversário da Paz, que este ano de 2010, por feliz coincidência, é celebrado juntamente à Santa Páscoa do Senhor.

 
A Paz, esse bem tão precioso, é o resultado de um processo contínuo e permanente de preservação, melhoria e aprofundamento, projectada a proporcionar para todos e para cada angolano, a estabilidade, a consolidação da democracia e o desenvolvimento humano.

 
O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA constata com preocupação:

 
- a ausência de vontade política por parte da actual liderança do Governo de Angola, em assumir com responsabilidade e sentido de Estado os compromissos nacionais, com vista ao aprofundamento da democracia, da justiça social, da fraternidade e da solidariedade.

 
- que a Reconciliação Nacional em Angola desapareceu da agenda da liderança do nosso país, que se apressou em fazer desaparecer todos os mecanismos de implementação dos ainda inúmeros pendentes existentes;

 
- uma clara regressão no plano das conquistas da democracia no nosso país, paulatinamente substituídas por um sistema totalitário, de que são exemplo as violações constantes e recentes dos direitos cívicos, dos direitos políticos e do rol de violações dos Direitos Humanos, mesmo nesta III República. A nova Constituição de Angola não foi capaz de resolver as grandes questões fracturantes que durante décadas dividiram os angolanos e
que permanecem;

 
- a gritante exclusão social e o crescimento da pobreza, inaceitáveis após estes oito anos de Paz, alimentados pela corrupção institucionalizada, pela má distribuição da riqueza nacional, pelos desalojamentos e demolições arbitrárias, empurrando para a miséria milhares de angolanos. O poder age com arrogância, esmagando a sua própria população, desprotegida,
pobre e sem recursos.
 

Decorridos oito anos de Paz, assistimos com tristeza a várias tentativas grosseiras de reescrever a História numa lógica partidária, sustentada por uma propaganda ao serviço do partido estado, em utilização imoral dos bens e serviços públicos. A versão reduzida sobre o Cuito Cuanval é bem o exemplo da distracção histórica endereçada à lavagem dos cérebros da nossa juventude.
 

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA reafirma a sua confiança nos angolanos e na sua maturidade, para em conjunto resgatarmos princípios e valores perdidos, para construirmos a Nação de todos e apela ao governo angolano para regressar ao espírito de reconciliação que norteou os vários acordos de paz.

 
Luanda, aos 04 de Abril de 2010