Johanesburgo  - As autoridades guineenses estão a convencer o almirante  José Zamora Induta,  afastado do cargo de  CEMGFA,  a partir para um “exílio dourado” em Angola como saída  horrorosa da sua situação provocada pela sublevação levantada a 1 de Abril pelos seu adjunto, Antonio Indjae.  


Fonte: Club-k.net

Ex- CEMGFA recebe proposta de “exílio dourado”

O Presidente gueneense  Malam Bacai Sanha que é apontado como o maior dinamizador da proposta teve na noite de ontem (Quarta-feira) uma reunião, a porta fechada,  com as chefias militares  do seu país. Uma semana antes, o mesmo esteve em  Luanda onde abordou o “exílio”  de Zamora Induta com o seu homologo angolano. Horas antes da sua partida admitiu a imprensa que o ex – CEMGFA, iria ter um  "enquadramento político". Analistas na guineenses haviam  questionado,  o facto de um comandante  militar ser alvo de uma solução política.

Em menos de 7 dias após a sua visita a Angola, o mesmo despachou a Luanda o seu Ministro da defesa, Aristides Ocante da Silva, que segundo entendidos na matéria,   vai dar avanço do processo de Exílio de Zamora Induta. A imprensa angolana descreveu a deslocação do Ministro como uma “visita de amizade”.


Induta continua detido na zona de Mansoa, a 60 km de Bissau. O seu estado de saúde é considerado critico. Esta com problemas renais e dos intestinos levando-o a ter urina acompanhada de sangue.


Um antecedente de factos, mostra que Angola tem se tornado a solução para os destinos de personalidades guineenses em desgraça. A saber:


-  Quando “Nino” Vieira foi morto no ano passado,  a sua esposa, Isabel Vieira refugiou-se nas instalações  da Embaixada  de Angola em Bissau.


- O amirante Bubo Na Tchuto quando refugiou-se nas instalações das Nações Unidas em Bissau na sequencia do seu “estranho” regresso da  Gâmbia onde estava exilado, as autoridades haviam lhe proposto que  fosse para Luanda ou Cuba, ao que recusara de antemão.


- Semanas antes de Antonio Indjae ter-se rebelado contra Zamora Induta havia  sido flagrado sobre o seu envolvimento no Narcotráfico e na seqüência da patente  decisão do seu afastamento, foi lhe proposto três país para ir tratar-se e que seriam Portugal, Cuba ou Angola. O mesmo escolhera Cuba e no dia em que se julgava que o mesmo tivesse viajado  rebelou-se destituindo o CEMGFA, Zamora Induta.