Bélgica - "Angola em Desenvolvimento" foi o tema da conferência realizada recentemente numa das salas do Sodehotel, em Bruxelas/Bélgica. A embaixadora de Angola na belelux e junto da União europeia, Elisabeth Simbrão (esq.) foi a animadora principal do evento.


Fonte: Club-k.net

O governo investiu e continua a investir no capital humano

No seu longo discurso de abertura, Elisabeth Simbrão exortou que o governo de Angola sempre primou por garantir e desenvolver um dialogo aberto com os cidadãos no exterior, apesar das enumeras dificuldades, pelo facto da não existência de um interlocutor à altura do lado da diáspora, pela consequência da proliferação de organizações criadas para o mesmo fim, posicionando-se numa relação de concorrência e não de parceria.

 

A palestrante fez saber ainda que “crescimento económico de Angola, é de tal forma expressivo, que nos coloca literalmente na "boca do mundo". Todos falam ou comentam de Angola e, desta vez não é pela negativa, pela guerra ou insegurança. É pela paz, estabilidade e pelo seu potencial de riqueza.


A governante angolana, durante a sessão de abertura foi ainda mas longe afirmando que o poder de compra da nossa moeda, o kwanza, são sinais de  passos seguros para uma economia auto-sustentada e viradas para a satisfação reais da necessidade do nosso povo.


O governo investiu e continua a investir no capital humano, formando mais quadros. Alcançada a paz à apenas 8 anos, os angolanos lograram a reconciliação. Foram construídas ou reabilitadas numerosas estradas, construção de barragens, escolas desde o ensino primário ao universitário. O abastecimento de água potável tende a melhorar, sobretudo nas zonas rurais, descreveu a embaixadora.


Ao culminar do seu discurso, ressaltou que, apesar dos êxitos alcançados, muito há ainda por fazer, para a qualidade de vida e bem-estar dos angolanos, em que os quadros angolanos na  diáspora podem desempenhar um papel importante, com as suas qualificações, experiências e capacidades para a consolidação do aparelho do estado.


Adelaide Cassunga (dir.) e Pedro Marcelino representantes da embaixada pela área comercial angolana foram incumbidos a desenvolver o Segundo painel da conferência intitulado “Crescimento económico e Investimento em Angola.
     
               
Adelaide Cassunga durante a intervenção, fez-se uma pormenorizada informação geral de Angola, relativamente a sua superfície geográfica, capital, população, esperança de vida, moeda, sistema financeiro, redes portuárias, aeroportos, estradas, caminho de ferro, situação económica e oportunidade de investimento nos mais variados sectores, tais como; industria transformadora, agricultura, obras publicas, etc.


Posteriormente os presentes tiveram a oportunidade de formular algumas questões, que foram prontamente esclarecidas pela respectiva representação comercial, devendo as questões que carecem de maior dedicação serem abordadas na repartição da representação comercial, para o efeito, todos os contactos possíveis, estavam a disposição dos interessados.


A N'gola Rádio em C.A.B, em parceria com a comunidade angolana na Benelux foram os organizadores da conferência que foi patrocinada pela embaixada de Angola na Benelux. 


Depois de um breve intervalo, servido de um cocktail somente de soft drink's, seguiu-se a apresentação das actividades da Global Carreers Company e da Elite International Carreers, no que concerne a oportunidade de  emprego em Angola para nacionais e estrangeiros.


A parte final do evento, foi celebrada, em noite dançante, servido de um copo.