Lisboa - O  responsável da “extensão”   dos Serviço de Inteligência Externa (SIE)  na embaixada de Angola em Bissau, coronel Carlos Costa esta a ser referenciado, em meios militares guineenses como  “bode expiatório”  das indiferenças entre o CEMGFA Zamora Induta e o seu adjunto Antonio Indjae  que terminou no  levantamento militar de 1 de Abril naquele país.


Fonte: Club-k.net

Diplomata angolano citado  em relatório   

De acordo com informações que o Club-k.net teve acesso, o  oficial angolano é concretamente  citado num   relatório de seis paginas feitos por  uma  comissão parlamentar guineense encarregue de investigar os acontecimentos de “1 de Abril”. O documento datado de 13 de Maio revela que  a  4 de Janeiro de 2010, o Almirante Zamora Induta reuniu-se na área de São Vicente com o seu adjunto, o general António Indjai para acusar o numero dois das chefias militares guineenses de  ser o responsável do regresso  em Bissau do contra-almirante Bubo Na Tchuto que se encontrava exilado na Gambia. No encontro,  António Indjai pediu a Zamora que lhe dissesse o nome da sua fonte mas este recusou.


Ocorrente da situação, o  Presidente da Guine, Malam Bacai Sanha “apertou”  o Almirante  Zamora Induta e este acabou por  revelar-lhe que a sua fonte foi o coronel Samba Djaló,   chefe do Departamento de Informação e Segurança Militar – DINFOSEMIL, presentemente detido pelos militares. Por sua vez, o coronel Samba Djaló  citou como sua fonte o “Senhor  Costa, da  embaixada de Angola” que entretanto recusa “ingerência nos assuntos internos da Guine”


Em meios de inteligência, há argumentação segundo a qual a Guine-Bissau  “queimou”, o oficial angolano restando ao estado angolano retirar o seu diplomata do terreno. 


De lembrar que recentemente o SIE, enviou um   outro operativo em Bissau, Luis Mateus Santos que em Luanda dedicava a vida acadêmica como professor de direito da Universidade Metodista de Angola. Outro diplomata em Bissau que aparenta dominar o dossiê é Rui Vasco cujo trabalho é apreciado pelo Ministro Assunção dos Anjos.


Os problemas da Guiné-Bissau tem sido alvo de atenção especial por parte do Presidente José Eduardo dos Santos. No seguimento do levantamento militar naquele país, JES  instruiu, a 5 de Abril o  general Helder Manuel Vieira Dias “Kopelipa” para a despachar  uma delegação de altos funcionários do SIE a Bissau para se inteirar in loco da situação. Momentos depois, JES  mudou a sua posição decidindo convocar o Presidente Malam Bacai Sanha para deslocar-se a Luanda.


Malam Bacai Sanha que neste momento encontra-se em paris em tratamento medico e com previsão de regresso ainda esta semana, foi alvo de critica quando a sua  deslocação a Luanda considerada como “gaff presidencial”.