Luanda - O Grupo Parlamentar do MPLA deverá continuar a assumir-se como guardião das posições do partido e componente maioritária da "Casa das Leis", declarou hoje (quarta-feira), em Luanda, o seu vice-presidente, Roberto de Almeida.
 
 
Fonte: Angop


Salientou, a propósito, que "a coesão no seio do Grupo, disciplina e o rigor no acompanhamento das principais acções de relevo em curso e outras a definir, à luz do programa de governo do MPLA sufragado nas urnas, deverão servir de mola impulsionadora para uma actuação mais harmoniosa".


 
Roberto de Almeida discursava na abertura das segundas jornadas parlamentares do partido no poder, segundo seus promotores, convocadas para aprofundar o conhecimento dos Estatutos e o Programa do Partido, aprovado no seu IV Congresso ordinário, realizado em 2009, as leis orgânicas da Assembleia Nacional, entre outras matérias.


 
Advogou ainda que a actividade dos deputados nos respectivos círculos provinciais, com extensão aos municípios e comunas, também deverá ser tema de abordagem em próximas ocasiões, na perspectiva de tornar a acção dos legisladores mais próxima do eleitorado, e aprimorar a articulação junto dos executivos provinciais.


 
Neste sentido, o dirigente considerou que as futuras jornadas deverão apresentar maior amplitude face às exigências do estado de desenvolvimento do país. "Elas deverão diversificar a grelha de conteúdos a abordar, com vista a uma abrangência das temáticas e ampliar os esclarecimentos junto da comunidade, assegurando, deste modo, êxitos nos próximos desafios", precisou.


 
A agenda inscreve temas como "O posicionamento e o papel do grupo parlamentar como organismo nacional do partido", "A manutenção da estratégia político-económico do partido, pelo grupo parlamentar do MPLA", "Lei orgânica da Assembleia Nacional" lei 4/10, "O funcionamento da Assembleia Nacional à luz da lei 5/10" e "O processo legislativo da Assembleia Nacional à luz da também lei 5/10".
 


Participam no encontro, que decorre no Complexo Futungo II, sob o signo da Reorganização e de Reforço da Capacidade de Intervenção do Grupo Parlamentar do MPLA, 230 pessoas, entre deputados, directores do partido, funcionários e convidados.