Luís de Matos (na foto), adiantou que "não se trata de uma decisão política mas técnica" ao comentar a notícia sobre a suspensão da Rádio Despertar, próxima do principal partido da oposição, UNITA.

Segundo Luís de Matos, a Rádio Despertar por mais de uma vez foi notificada pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) para regularizar a sua situação, que, segundo esta instituição, não estava de acordo com a legalidade.

A Rádio Despertar, sedeada no município de Viana, a 20 quilómetros de Luanda, que emite em frequência modulada tem autorização pelo INACOM a sua cobertura apenas para a província de Luanda.

"O INACOM é que estabelece o limite e sei que foram notificados [responsáveis da Rádio Despertar] várias vezes porque estavam fora dos padrões", frisou Luís de Matos.

O Governo angolano comunicou hoje à Rádio Despertar que as emissões vão ser suspensas por um período de 180 dias, alegando que a estação cobre uma área substancialmente superior à autorizada pelo alvará de emissão.

A decisão conjunta dos Ministérios dos Correios e Telecomunicações e da Comunicação Social angolanos foi comunicada à Rádio Despertar através de uma notificação emitida sexta-feira pelo INACOM.

Fonte: Lusa