Alemanha  - Senhor presidente da republica de Angola , quer antes de  tudo expressar-lhe as minhas saudações patrióticas.


Fonte: F Vumby


Gostaria de poder continuar a trata-lo por Vossa Excelência , o que significaria reconhecer a sua excelência moral e também a grandeza de sua virtude.  E só não o faço porque não reconheço no senhor autoridade moral , que mereça   este tratamento e consideração de minha parte. Também porque não considero necessário utilizar pronomes de tratamento , para manifestar respeito pelo cargo público , que o senhor ocupa.


Como já ouvi membros de seu governo dizer ; que Angola é um Estado moderno onde existe verdadeiramente justiça e o poder é correcto. Sendo assim , não tenho que temer a arbitrariedade e espero que este tratamento não enfrente nenhuma barreira. Por isso , dispenso também , as  formas fantasiosas e ultrapassadas de tratamento com origem nos círculos da tirania do direito divino e nos meios oficiais corruptos.

 

Quem lhe escreve é Fernando Vumby , um simples cidadão , com mais de 50 anos de idade trabalhando desde algum tempo , para algumas instituições cívicas internacional , como activista.


Sinto-me revoltado com as roubalheira no nosso país , aumento da corrupção apesar do senhor ter decretado uma dita cuja , tolerância zero contra ela , e desmandos praticados pelo governo liderado pelo senhor.

 

Não sou filiado á nenhum partido político , acredito no projecto do BD  para com Angola , e se um dia poder votar , apesar do voto ser secreto , quer dizer publicamente , que votarei neles.


Sou membro de alguns fóruns cívicos e sem qualquer pretensões a qualquer cargo público em Angola que abandonei á quase 30 anos. Como cidadão angolano orgulhoso , sinto-me por vezes envergonhado e indignado por perceber que nosso país , não oferece aos seus filhos um lugar decente para vivermos.


E por ver meu país ter um governo e aliados tão desonestos , sem escrúpulos , mentirosos e dos piores corruptos que existem , quem sabe neste planeta ?

 

Tomei a amabilidade como cidadão angolano , pelo direito que me cabe na lei constitucional   escrever-lhe , fazendo sentir as minhas preocupações , que julgo ser as da maioria dos angolanos.

 

Tenho a certeza que , como conhecedor dos métodos  praticados por algumas pessoas chefiadas pelo senhor.


Ao escrever-lhe esta carta ,estou a meter em risco a minha integridade física e quem sabe ,minha própria vida e de meus familiares residentes em Angola. Mas como não sou nenhum covarde , não aceito e nem me submeto á nenhum governo corrupto seja ele qual for .

 

Senhor presidente ; tenho a certa absoluta que outros milhões de angolanos , gostariam de lhe dizer a mesma coisa , se o senhor um dia desse essa oportunidade e ouvisse seus apelos.  Uma presidência  , que é apontada como o epicentro da corrupção e não prova o contrário , rebaixando-se , aos níveis mais baixos jamais vistos.

 

Não pode merecer o meu respeito e nem de qualquer outro cidadão de bem deste país.  Um presidente que mexe , remexe e manobra a lei quando lhe apetece , desrespeitando desta forma os eleitores que no seu partido votaram. Não pode de igual modo esperar por respeito. Um presidente que cujo partido não mostra sinais de democratização e aberturas para um dialogo construtivo com seus compatriotas , tomando de assalto a máquina pública com o mero e único objectivo de perpetuação no poder. Como pode merecer respeito e admiração ?


Um presidente que passou mais de 30 anos se vendendo como o paradigma da moralidade e da ética , permitindo seus filhos se apoderarem das riquezas do país para interesses pessoais. Nunca merecerá respeito de um cidadão minimamente consciente e dono das suas faculdades mentais.

 

Um presidente que oferece milhões de dólares á países como Guine-Bissau , para sair da crise em que se encontra ,  apoia círculos do governo Santomense na perspectiva de ver singrar  um regime obediente  ás suas ordens.

 

Enquanto várias províncias do país necessitam de apoio financeiro para resolver seus problemas e seus comandados criam dificuldades por serem talvez , regiões de grande afluxo da oposição.

 

Um presidente que nunca é visto no meio do seu povo dando uma palavra de conforto ou de coragem , quando as catástrofes naturais habituais , arrasam  seus bens e provoca tantas mortes.


Senhor presidente , levante sua cabeça e veja que há falta de escolas , prisões para os corruptos , condições dignas de trabalho , na área da saúde é um caos , onde até nem temos um lugar  digno para morrer na nossa terra.

 


A segurança é outra desgraça , os tráficos de influencias , drogas , seres  humanos nunca se expandiu tanto como nos dias de hoje.

 

Senhor presidente , nunca o vi condenar qualquer regime ditatorial , antes pelo contrário é amigo de quase todos incluindo aqueles condenados internacionalmente.


Senhor presidente de forma cínica e desumana , o seu governo não votou na ONU a favor da condenação do genocídio praticado no Sudão , que matou mais de 310.000  sudaneses em Darfur.

 

Senhor presidente por favor deixa de amordaçar a constituição , o Legislativo , o judiciário e a imprensa privada se quiser merecer respeito e admiração de todos os angolanos.

 

Senhor presidente , não lhe peço desculpas , por que o que digo é verdade


O Senhor e seus camaradas  corruptos , estão a transformar  Angola  numa  republiqueta  de vagabundos , assaltantes de bancos , em vez de uma país em que a ética, a honestidade , o respeito á honra das pessoas e o amor á pátria , á verdade e á liberdade sejam os alicerces em que deve  sustentar a grande nação que todos nós desejamos.

 

Senhor presidente procure conversar com o povo e perceberá que o angolano hoje está perdendo sua dignidade.Não baste que os angolanos tenham  peixe frito todos dias , ou fungi com feijão.

 

Eles precisam também de um alimento para sua alma , seu espírito , para que possam realmente ter consciência de civismo , de patriotismo e de nacionalidade .


E este alimento é a  dignidade , moralidade e bons exemplos vindo de seus governantes. Sem mais de momento aceite o meu abraço patriótico senhor presidente José Eduardo dos Santos .


*Fernando Vumby
Fórum  Livre  Opinião & Justiça