Lisboa - A forma previa com que o  PR,  anunciou   que iria    exonerar o ministro do interior  e o seu subseqüente efeito apanhou Roberto Leal Monteiro “Ngongo” de surpresa. O  ministro demissionário encontra-se na Inglaterra a já alguns dias para dar seqüência a um  Check Up médico.


Fonte: Club-k.net

General Dinho Martins assume interinamente

“Ngongo” tinha em mente que iria deixar o  executivo, porem, não da forma “ingloriosa” a que foi alvo (Os noticiários da RNA e TPA fizeram repetidas leituras  do comunicado).

 

Informações plausíveis indicam que Roberto Leal  “Ngongo” teria visto nas ultimas semanas, as suas competências serem transferidas para   o  seu  Vice-Ministro para o Serviço de Migração e Estrangeiros (SEF), Eduardo Ferreira  Martins.

 

Aparentemente desconfiado, o ministro demissionário   teria ordenado a retirada de alguns dos seus haveres do Ministério tais como uma viatura volvo e uma outra alegadamente pertencente a sua  esposa.

 


Leal “Ngongo” foi afastado no seguimento do rapto do cidadão português Jorge Oliveira que tinha litígio com Mello Xavier e se refugiara em São Tome.  A detenção foi dada como ilegal e irregular levando o Chefe de Estado angolano a penalizar o responsável da pasta do Interior.

 

No ministério do interior há uma corrente defraudada de solidariedade com a saída de “Ngongo”.  Diz-se que o mesmo  era alvo de inúmeras reclamações e criticas  que o descreviam como “aguerrido”. Teria se imcompatibilizado com muitos quadros dentre os quais o comandante provincial da policia em Luanda, Joaquim Ribeiro e igualmente com a  “malta” que trabalhou directamente com o seu antecessor, Osvaldo Serra Van-dunem. (Ex- Directores e assessores do seu antecessor)

 

Em tempos, Roberto Leal “Ngongo” viu-se contrariado com uma corrente da policia nacional. O mesmo defendia que deveriam apresentar os elementos do esquadrão da morte que assassinaram, um sobrinho da primeira dama, Kleber Teixeira.  Entretanto, a  corrente policial, denota atitude em proteger os seus colegas assassinos.