Dan Mozena mostrou-se satisfeito com o que lhe foi dado a saber acerca dos procedimentos e processos que envolvem a preparação das segundas eleições legislativas, que têm lugar precisamente 16 anos depois das eleições gerais.

Segundo o diplomata, alguns funcionários da Embaixada dos EUA em Angola começaram já a efectuar viagens às demais províncias para constatarem “in loco” o andamento do processo eleitoral. “Depois desta reunião, sinto-me seguro em afirmar que tenho a certeza que Angola vai realizar eleições credíveis, seguras e justas”, afirmou Dan Mozena, para quem as eleições de Setembro servirão de um exemplo para a África.

O diplomata norte-americano, que considerou de positiva a preparação das eleições de Setembro, pelas informações recebidas do presidente da CNE durante a reunião, reconheceu que um país vasto como Angola, é possível que durante as eleições surjam problemas de ordem logística, mas acredita que, a seu tempo, tudo será resolvido.

Segundo Dan Mozena, os EUA têm um programa cuja missão específica é apoiar o processo eleitoral, que consiste na assistência técnica à CNE, na capacitação dos membros dos distintos partidos políticos por formas a poderem realizar com êxito os seus programas de acção. Outro apoio, segundo o diplomata, é dirigido à sociedade civil na sensibilização das populações para participarem na educação dos eleitores.

* Filipe Eduardo
Fonte: Jornal de Angola