Londres - A polícia britânica deteve três homens por causa da morte de um cidadão angolano, no momento em que estava dentro de um avião da British Airways, no aeroporto de Heathrow, em Londres, pronto para ser deportado para Luanda. A notícia está a ser avançada pelo diário londrino «The Guardian», na sua edição electrónica.


Fonte:The Guardian / TVI

Jimmy Mubenga, de 46 anos, e pai de cinco filhos, estava na capital britânica desde 1994. Mas uma rixa num bar valeu-lhe dois anos de cadeia. Cumprida a pena, passou por um centro de detenção de imigrantes. Tentou evitar ser deportado, mas não conseguiu.


Segundo os relatos feitos por passageiros que se encontravam dentro da aeronave da British Airways, no dia 12 de Outubro, Mubenga estava sob a escolta de três seguranças civis da empresa G4S, que tinham como missão levá-lo até Luanda.


Já sentado dentro do avião, o angolano terá tentado levantar-se, gritando que não queria «ir» para Angola e que o pretendiam «matar». Os seguranças dominaram-no com violência, de acordo com os relatos dos passageiros, colocando-se em cima dele. Jimmy Mubenga ter-se-á queixado que não estava a conseguir respirar. Mas não lhe foi feito caso até perder a consciência. Foi levado para um hospital londrino, onde foi declarada a sua morte.