Benguela  - Há dias por intermédio de uma operadora móvel, mantive uma conversa amena com um amigo “escritor de gema”. Questionei – lhe, a sua “ausência forçada” no mundo das ideias. Disse-me categoricamente não há mais motivos para escrever, “já escrevi de tudo um pouco”. Pareceu-me preocupante, que já se disse tudo ou como se diz tudo já foi inventado. Aprendi nesta minha ainda curta vida o respeito pela diferença por isso embora não concordasse com as suas palavras, devo aceitá-las. Pensei, motivos para escrevemos, estão aí e são como areias do mar.
 

Fonte: Club-k.net

 

Depois recebi um correio electrónico de um outro amigo, questionando-me “ qual era minha apreciação sobre o discurso de JES no parlamento. Primeiro indaguei-me, Quem sou, para fazer uma apreciação? Apreciação? Depois respondi-me, sou um cidadão, seja qual for o critério para determinar a minha cidadania, ser for jus soli, sou de natural do Sambizanga (Luanda), nas imediações do campo do “Buca vu”, e se for jus sanguinis; a minha genealogia é toda Angolana. Li todos os “diplomas legais”, viajei a moral, ao divino nada me impede de fazer uma observação fiel dos factos.

 

 Muitos cientistas, analistas políticos, comentaristas e políticos cometeram graves erros nas suas apreciações, confundiram o” Sol com a Lua”, o tema o Estado da Nação é um equivoco sem precedentes, como sabiamente me ensinou um meu professor” em Angola ainda não se pode falar de nação, se temos uma Nação, porquê existem várias línguas nacionais? É preciso uma discussão académica seria sobre o facto. Diversos manuais provam os seus argumentos.


Os equívocos continuaram o “sermão”, baseou-se basicamente em dados anteriores as eleições legislativas, quando na verdade a analise seria sobre o programa do Mpla que mereceu a inédita maioria absoluta e trouxe “vaidade de governar”. Os alemães depois de terem perdidos a 1ª guerra mundial, rearmaram-se e consideravam-se imbatíveis pois a pretensão era construir um Império Alemão todavia sucumbiram. Os escritos da História estão cheios de impérios Egípcio, Romano que desfaleceram. O discurso e as análises, estão desajustados, desactualizados, agonia na governação …São indícios?...

 

 
Por uns instantes dei um golpe de Estado e tornei-me presidente da República. Fui ao Parlamento e … 


 
 
SENHOR PRESIDENTE
DA ASSEMBLEIA NACIONAL,
CAROS DEPUTADOS,
SENHORES MINISTROS,
ILUSTRES CONVIDADOS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES


 
Excelências, não vou falar dos aspectos positivos pois o nosso “Ministério da propaganda” e os nossos “embaixadores da boa vontade” têm cumprido com o seu papel. Nunca pensamos ter a maior qualificada e os eleitores confiaram excessivamente em nós.

 


Excelências, a crise mundial deixou-nos com as calças na mão, a “massa” do Banco Nacional sumiu (não consigo perceber que só estão nos processos miúdos), o preço do petróleo subiu (cujo objectivos são que o saldo sirva para melhoria das questões sociais mas na verdade tenho muitas dúvidas que assim será.), os cidadãos reagiram mal e depois conformaram-se, os salários da função pública não resolvem os problemas básicos dos funcionários. “A guerra do fogo terminou agora é do estômago do cidadão.” No primeiro ano de governação praticamente tudo estagnou. O ano de 2009 é para esquecer não vejo nada de bom. Quem pode ajudar-me?
Excelências, temos que acabar com o monopólio das operadoras móveis, reduzir o preço das recargas, e a internet seja grátis para que todos tenham acesso de forma responsável. 

 


Excelências, no ano de 2010 enquanto o povo delirava o Can, aprovamos a Constituição “tipicamente angolana”, devido “as brincadeiras da coisa pública” concentrei todo o poder executivo, e várias leis ordinárias foram aprovadas e em breve aprovaremos outras. Teremos um ordenamento jurídico mais cobiçado do planeta. Travamos manifestações e demolimos muitos imóveis e as” chuvas são os fieis fiscais das nossas obras”

 

Excelências, a Educação e a saúde são as minhas dores de cabeça e continuamos a fracassar cada dia que passa, na agricultura começaria a chorar…o nosso problema está identificado não são as instituições são as pessoas, já exonerei muito mas a situação só piora. O balanço deste executivo é redondamente negativo, a nossa incapacidade de governar está transparente porém como um “pai não consegue dar tudo ao filho, também não conseguiremos”.


Excelências, tudo farei para melhor o quadro.
Por uma Angola sem dor, distribua esperança.


Tenho dito


Depois seria corrido do cargo por ser sincero demais e passaria a um qualquer. Confesso que estes minutos que fiz como  camarada presidente, percebi então porque que muitos não largam o poder, há um" animal" que nos aconselha a estar perpetuamente que diga o Kadaf, Mugabe…
Foi exposto de forma exclusiva o pensamento realístico de um cidadão, não sobre o Estado da Nação todavia sobre avaliação da situação do país depois de 2010...


D.S.Chipilica Eduardo em Benguela.