Chicotadas ideológicas: Família MPLA/Canadá

Como resultado, José Fucato, esta em maus lençóis com o partido que ele sempre comungou em termos ideológicos por o mesmo estar numa situação irregular que contraria o estipulado nos estatutos deste partido, lê-se no documento que o Club-k teve acesso e que propositadamente omitimos a real fonte.

O mesmo documento em síntese precisa que “nenhum membro do partido pode ocupar cargos de direcção em dois órgãos distintos da organização. Porém, o jornalista José Fucato não só é o Primeiro Secretario do Comité do MPLA em Toronto, como também é o Primeiro Secretario a nível de todo o Canadá da ala juvenil deste mesmo partido, a JMPLA”. Para justificar minuciosamente esta cláusula, o mesmo documento refere que as leis estatutárias do partido não permitem a acumulação simultânea de dois cargos para se evitar conflitos de interesse.

Sabe-se de fontes seguras que José Fucato, foi por várias vezes notificado pelos membros da direcção nacional no Canadá para um encontro com o objectivo se de por cobro ao problema. Infelizmente, ainda segundo as nossas fontes, o jornalista tem ignorado os apelos da direcção para esta mesma reunião e alegando sempre “indisponibilidade de tempo”.

O Club-K teve conhecimento do facto através de um e-mail que esta a circular num circuito restrito por todo Canadá, onde constam alguns extractos gerais das divergências de fórum burocráticos existentes entre José Fucato e o seu pelouro no Canadá, na qual espelha a insatisfação de um número considerável de membros do partido dos camaradas que chumba a ideia de José Fucato chefiar duas pastas de direcção de dois órgãos distintos do partido.

Perante a situação, o partido esta a analisar a hipótese de suspender José Fucato. O responsável máximo para a área disciplinar, Francisco Selei, não vê outra solução, senão instaurar um processo disciplinar contra o chefe da JMPLA no Canadá e possivelmente aplicar-lhe uma sansão conforme estipulam os estatutos em casos do género. Tendo-se apercebido do facto, José Fucato num e-mail encaminhado para vários membros da direcção do partido larga as asas a todo vapor e toca em assuntos imiscuídos que por questões éticas preferimos omiti-las.

As nossas fontes não conseguiram até ao fecho desta edição averiguar se a embaixada angolana no Canadá liderada por Nzau Puna (top), será chamado a intervir no “dilema MPLA no Canadá”, tendo em consideração que ambas instituições têm relações acrescidas e muito (bem) saudáveis em diversos protocolos.

Se esta suspensão se concretizar, será a segunda Chicotada ideológica no grupo dos camaradas no Canadá. O primeiro a encontrar este azar mas por circunstâncias diferentes -tentado exigir transparência no seio do partido- foi o advogado José Nisa (à esq.), um dos co-dinamizadores do MPLA no Canadá durante os finais da década dos 90.

A direcção do MPLA reunir-se-á no próximo dia 26 do corrente mês aonde entre os vários assuntos destacará o caso José Fucato, bem como os litígios existentes na área de governação dos dinheiros do partido no Canadá.

Fonte: Club-k