Nova Iorque - Com o advento da paz em 2002, Angola tem sido um pais muito referenciado ultimamente devido aos elevados níveis de crescimento da sua economia muito dependente da produção do petróleo, da forte presença da Republica Popular da China, e também dos elevados níveis de corrupção, de pobreza e assimetrias sócias que o pais apresenta.


Fonte: Club-k.net


No seu ultimo discurso sobre o estado da nação, o presidente da republica através de um relatório do seu executivo apresentou números que demonstram melhorias nos níveis de qualidade de vida das populações, números que ate hoje me pergunto me fazem confusão na cabeça. Outro aspecto que tem sido muito mencionado em Angola e não só, tem sido a lei da probidade publica, onde o presidente alerta a necessidade de os gestores públicos declararem os seus bens e optarem por uma gestão mais transparente com o objetivo de se diminuir os níveis de corrupção que o pais apresentam.

 

Porem, diga-se de passagem que os efeitos desta lei ainda não se faz sentir como o povo Angolano pretende, pois os níveis continuam os mesmos. Tal como os altos níveis de corrupção, outro mal que assola o pais e que continua em alta e sem duvida o trafico de influencias. Em Angola, competência não e o único factor determinante para se conseguir algo, muitas das vezes e necessário termos padrinho na cozinha,  ou fazer graxa para se atingir ou conseguir algo, como por exemplo conseguir uma bolsa de estudos pela Sonangol.

 


Em 2005, a Sonangol através de uma empresa independente realizou um concurso publico a nível nacional sem precedentes na historia de Angola, onde foram oferecidas 200 bolsas de estudos aos 200 melhores estudantes selecionados. No entanto, vários Angolanos foram estudar nos Estados Unidos, Brasil, Portugal, e Reino Unido com o fim de concluir as suas licenciaturas, dos quais muitos já terminaram as licenciaturas e encontram-se já a dar o seu contributo no pais.

 


Sem sombras de duvidas que a medida foi bastante aplaudida na medida em que permitiu Angolanos de vários estratos sociais terem a oportunidade de através do seu saber, concorrer a uma vaga num processo que pode se dizer “independente e transparente” embora em Angola não existam processos transparentes. Contrariamente o que se passou em 2005, de la para ca tem se registrado um aumento no numero de bolseios em países como Estados Unidos, Reino Unido, e Brasil todos com bolsas da petrolífera nacional sem que no entanto haja um concurso publico.  Só para se ter uma idéia, nos últimos 12 meses chegaram mais de 30 novos bolseios só nos estados unidos e maioritariamente familiares de funcionários seniores da Sonangol e membros do partido no poder, numa tentativa clara de se manter o status quo, enquanto os filhos do Zé povinho freqüentam  universidades em Angola que mais parecem colégios do ensino de base sem qualquer qualidade de ensino.

 

Muito se diz que o pais esta a mudar, esta a mudar sim, mas não ao ritmo que todos nos gostaríamos, pois os níveis de corrupção do pais continuam a crescer, o trafico de influencia continua a aumentar a cada ano que passa promovendo a exclusão social, os melhores empregos e as melhores escolas continuam a ser para aqueles que têm padrinhos na Cozinha. Por isso senhor presidente, da próxima vez que for falar sobre o estado da nação não te esqueças de mencionares que os níveis de corrupção e tráficos de influencias continuam a aumentar a níveis já vistos na historia de Angola.