Luanda - O governador provincial de Luanda, José Maria dos Santos, criou sexta-feira a Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda (CPPCL), com o propósito de dar resposta institucional a situações de acidentes graves, catástrofe ou calamidade e socorrer pessoas e seus bens em perigo.
 

Fonte: Angop

 
Num despacho divulgado na ocasião em Luanda, a que a Angop teve acesso, a referida comissão é coordenada pelo próprio governador provincial, tendo ainda como missão prevenir riscos colectivos de origem natural ou tecnológica.
 
 
 
A comissão ora criada é ainda composta pela vice-governadora para a Área Técnica e Infra-estrutura de Luanda, delegada provincial do Ministério do Interior, comandante da Guarnição Militar de Luanda, comandante Provincial da Polícia Nacional, delegado provincial do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado, delegado província das Finanças e o delegado provincial da Justiça.
 
 
 
O director do Gabinete de Estudos e Planeamento do e o comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, assim como os directores provincial da Assistência e Reinserção Social, da Saúde, do Desenvolvimento Rural e Pescas, Obras Públicas e Infra-estruturas, da Educação e da Família e Promoção da Mulher integram igualmente a referida comissão.
 
 
 
Segundo o despacho, Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda deve fazer a avaliação e estudos das áreas de risco e vulneráveis aos desastres, mobilização, educação e sensibilização das populações, com o envolvimento de igrejas, sociedade civil e ONG.
 
 
 
A comissão em causa é coadjuvada pelos especialistas do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, destacados a nível das administrações municipais e comunais.
 
 
 
O coordenador da Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda pode solicitar a colaboração de outras entidades não mencionadas no despacho, desde que isso se mostre necessário ao desempenho das tarefas que lhe são incumbidas.
 
 
 
O documento acrescenta que o Secretariado Permanente da Comissão Provincial de Protecção Civil de Luanda será criado por despacho próprio.
 
 
 
Num outro despacho, o governador provincial de Luanda nomeou Fernando Daniel Marcelino da Silva para o cargo de Assessor do Governador Provincial de Luanda para o Sector Social.