Luanda  - Em 10 de Dezembro de 1956, um punhado de patriotas afectos a várias organizações nacionalistas, reagindo à repressão de que os angolanos eram alvo, por parte do regime colonial português, decidiram juntar sinergias e publicaram um manifesto no qual ressaltaram que era imprescindível a luta armada para a conquista da independência nacional, constituindo-se assim o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).


Fonte: JA


O 10 de Dezembro de 1956 passou assim a representar um marco histórico da tomada de consciência para a luta pela dignidade, respeito e auto-determinação dos angolanos, tendo culminado com a conquista da independência nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975, constituíndo-se Angola em um Estado soberano, reconhecido no concerto das nações.

 

Tendo como principais objectivos e elementos motivadores o derrube do sistema colonial fascista, a independência de Angola e a liberdade e dignificação do povo angolano, o Movimento Popular de Libertação de Angola (mpla), rapidamente foi escolhido pelo povo, como seu legítimo representante e fiel intérprete dos seus mais profundos anseios.

 

Temperado nas dificuldades e vicissitudes da luta, o mpla desde cedo aprendeu a ultrapassar os obstáculos que teimavam em obscurecer o percurso que devia levar os angolanos à liberdade. Soube a cada momento definir as estratégias mais acertadas, tendo como aliado principal o povo angolano que sempre acreditou na justeza dos seus princípios e se reviu incondicionalmente nos seus ideais, daí o slogan “O mpla é o Povo e o Povo é o mpla”.


Passados 54 anos, da sua fundação, o mpla continua igualmente empenhado em trabalhar para o bem estar do povo angolano, tendo como prioridades a preservação da unidade e coesão nacional, a consolidação da democracia e o crescimento económico, a garantia das condições básicas para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida e dos índices de desenvolvimento humano no país.

 

O partido está fortemente empenhado em apoiar o Executivo na recuperação e construção de infra-estruturas que vão alicerçar o desenvolvimento sustentado e multifacético de Angola, na senda do seu Programa de Governo para 2009/2012, que advoga a defesa de uma sociedade mais justa, equilibrada e culturalmente desenvolvida, em que seja erradicada a fome e a miséria, promovendo a igualdade de oportunidades entre cidadãos e a justiça na distribuição do rendimento nacional, de modo a assegurar a estabilidade política e social do país.

 

Fazer uma Angola melhor para os angolanos é um objectivo que o partido se propõe alcançar, com o mesmo espírito com que venceu todos os outros desafios da sua trajectória histórica, não apenas pelo compromisso que tem com o povo angolano mas, sobretudo, porque é uma forma de honrar a memoria do Guia Imortal e Fundador da Nação, camarada António Agostinho Neto, que deixou como ensinamento que “ o mais importante é resolver os problemas do povo”.


Ao assinalar o seu 54º aniversário, o mpla reitera a sua firme disposição de continuar fiel aos seus ideais, objectivos, princípios e tradições, apelando aos militantes, amigos e simpatizantes a manterem-se firmes em torno do partido e do nosso presidente, o camarada José Eduardo dos Santos.


O mpla reitera igualmente o seu profundo agradecimento pelo reconhecimento demonstrado ao longo dos seus 54 anos de existência e garante que esforços estão a ser envidados para a implementação do seu Programa de Governo, a bem de Angola e do povo angolano.


Luanda, 10 de Dezembro de 2010

MPLA – 54 Anos ao Serviço dos Ideais do Povo Angolano
Paz, Trabalho e Liberdade
A Luta Continua
A Vitória é Certa

O Bureau Político do MPLA