Luanda – A Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola anunciou hoje, segunda-feira, em Luanda, que tem abertas inscrições para um concurso público de bolsas de estudo para pós-graduação de capacitação académica e profissional, com encerramento previsto para 15 de Fevereiro de 2011.


Fonte: Angop

 
Num comunicado enviado à Angop, a representação diplomática explica que os interessados poderão concorrer às bolsas J. William Fulbright e Hubert H. Humphrey, ambas para o ano lectivo 2012-2013.
 


A primeira bolsa, esclarece o documento, destina-se a cursos de mestrado com duração de dois anos, em universidades americanas, enquanto que a outra destina-se a candidatos que pretendem realizar programas de estudos (pesquisas independentes).


 
O programa de bolsas Hubert H. Humphrey oferece um ano de capacitação profissional, que combina estudos académicos e experiência profissional nos Estados Unidos para profissionais experientes de países de todo Mundo.


 
Os bolseiros são seleccionados com base no seu potencial de liderança e empenho no serviço público ou privado, acrescenta a nota, segundo a qual essa bolsa não proporciona qualquer diploma e tem duração de um ano, numa universidade norte-americana.
 


As áreas de estudo para as duas bolsas são: Administração Pública, Análise e Gestão de Política Pública, Ciências Políticas, Desenvolvimento Económico, Direito e Direitos Humanos, Economia Agrícola, finanças e Banca, Gestão do Meio Ambiente, Jornalismo-Comunicações, Planeamento Regional e Urbano, Saúde Pública.
 


Os interessados devem ter como requisitos licenciatura, nacionalidade angolana, fluência de inglês, cinco anos de experiência profissional no ramo (isto para as Bolsas Humphrey), indica o comunicado de imprensa.
 


As candidaturas devem ser submetidas "on line", através da página electrónica www.luanda.usembassy.gov, devendo a candidatura ser acompanhada de uma fotocópia do diploma de licenciatura.