A carregar...

Artigos

O caso do processo de Isabel dos Santos contra os jornalistas - Gisela Amaral

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 3.00 (5 Votos)

Lobito - A filha primogénita   do Presidente José Eduardo dos Santos, Isabel, tem estado a perseguir, em tribunal o jornalista português Nuno Pinto, a quem acusa de a ter ofendido, desonrado o seu bom nome (Dos Santos) e invadido a intimidade da sua vida privada.


Fonte: Club-k.net


O jornalista, num artigo escrito a 19 de Julho de 2007, em colaboração com Ricardo Marques e Helena Cristina Coelho, indicava que o casamento de Isabel dos Santos, com o congolês-norueguês Sindika Dokolo, teve três mil convidados e dois aviões foram alugados para transportar os convidados do exterior. Mais, os jornalistas mencionaram que, no frescor da sua juventude, Isabel dos Santos levava uma vida boémia, de farras e citam um caso em que, a jovem, no Brasil teve de ser apoiada pelo protocolo após ter ingerido meia garrafa de whisky. Estas são as ofensas.


Quando do seu casamento, a imprensa independente angolana, nomeadamente o Agora, Folha 8 e o Angolense, escreveram sobre os aviões alugados que transportaram os convidados do casal, a partir de França e Portugal. Na altura, os jornais também fizeram referências ao facto dos convidados terem  vindo a Angola sem vistos, e terem passado a imigração sem quaisquer problemas. Os excessos do casamento, que se calculava a um custo total de quatro milhões de dólares, foram amplamente divulgados em Angola, sem que para tal a Isabel dos Santos tivesse coragem de se sentir ofendida e processar a imprensa angolana. Os pasquins, como chama o seu pai.

 

Sobre a vida boémia e de bebedeiras de Isabel dos Santos, a sociedade angolana pouco se importa, mas é verdade. No casamento do General João de Matos com a ex-miss Angola Emília Guardado, no Mussulo, Isabel dos Santos “varreu” duas garrafas de champanhe Cristal, calculadas cada uma ao preço de dois mil dólares. É o seu lado Azeri. Nada de mal. O pai não bebe.

 

O problema é o argumento invocado por Isabel dos Santos para atormentar os jornalistas portugueses, algo que em Angola remete aos subordinados do seu pai. A Sra. Isabel dos Santos alega que é uma pessoa altamente profissional e competente, mui respeitada e acarinhada em todo o mundo pelo seu “perfil educado e refinado”. Assim, Isabel dos Santos sente-se exposta, como figura pública, que frequenta os mais altos círculos empresariais portugueses e angolanos.

 

Por todas essas injustiças, a Princesa, como também é conhecida, pede um indemnização de 25 mil euros pelo “sofrimento” por que está a passar, para entregá-los a Cruz Vermelha de Angola, como boa samaritana que é.


Isabel dos Santos, tem sido presidente da Cruz Vermelha de Angola, há muitos anos. Os funcionários da CVA praticamente desconhecem que a filha do presidente os tem dirigido, no papel. Nunca a viram nas instalações da CVA, cujo estado de degradação é bastante visível. Não se conhecem actos de caridade de Isabel dos Santos para com os angolanos, para além das suas monumentais farras no Miami Beach, seu restaurante.


O que Isabel não menciona no caso, é que a sua riqueza não ofende a socidade angolana. Esta é feita à custa da pilhagem do país por parte do seu pai e a quadrilha que o cerca, levando a morte milhares de angolanos privados de serviços de saúde básicos, alimentação básica, etc.


A questão que se coloca aos leitores do Club– K, ora consagrados como jurados, é a seguinte. Apresentados os argumentos qual é o veredicto popular à queixa apresentada por Isabel dos Santos?

 

* Gisela  Amaral






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 O Verdadeiro 21-06-2013 21:26 #293
Esta Senhora ofende o povo Angolano, porque começou a vender ovos e fez a maior fortuna de Africa, mas o que andam os Angolanos a fazer ??? Morrem sem Educação e com Fome porque querem ............... . Tstststs, jura que nada tem a ver como papá, vamos acreditar?????? ? Angolano Acorda
0 jose joao 18-05-2013 20:14 #292
E pecado grande vocês sabem quanto custa o aluguer de um arvião? eu só filho de um ex militar qui foi tirado da escola para combater quando a guerra parou ele já tinha uma idade elevada e pedreiro e agricultor,sobr e a reconstrução do pais o MPLA decidi-o importar chineses para recomstruirem o pais,na agricultura decidiu importar para qui o agricultor nacional não tenha rendimentos,os subsídios qui o MPLA prometeu aos ex militares desmobilisados de 92 i qui estes subsídios venhem dentro do orçamento geral do estado ate ojé não conhece nenho centavo do qui lhe foi prometido no ato de desmobilisaçao nas fases das eleiçoes fingem qui estão a pagar alguns enquanto qui e tudo mentira mandão abrir conta bancaria não metem la nada o mais grave e qui ele pertence a escofa. assim aumentando o nível de pobreza aos angolanos. como comsolu preço baixo das bebidas olcolicas.nos os filho destes excluídos estamos atentos e a estudar para qui a justiça seja feita.avante a revolução
0 JDS 28-02-2013 07:40 #291
Ela depois vai sentir o sabor do pecado que está a cometer.
0 Anonima 01-01-2013 14:41 #290
Não estou nem tão pouco preocupada, com a riqueza dos filhos de JES,ele já não vive nem dez anos,encontra-s e doente e quando ele morrer os filhos pagarão por todos os males.Como pai não pensa que quando desaparecer,tod os os bens e mesmo a segurança da família estarão COMPROMETIDOS? Olhem o que aconteceu aos filhos de KADAFI, SADDAN-HUSSEIN, os filhos do ditador Mobutu ficaram deserdados,assi m tem sido o futuro das famílias dos ditadores em todo o mundo,estes não serão diferentes.
0 anonimo 01-06-2012 08:57 #289
cvamos rebentar essa merda de novo, mas desta vez sera somente nessa porra de luanda, veremos quem vai se safar.
caso fujirem as vossas casas, carros e outros pertences serao nossos ate porq sao mesmo nossos mas em maos erradas por enquanto, merdaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaa aaaas
0 REVOLUCIONARIO 18-05-2012 11:12 #288
É NORMAL O PAI JA A VICIO O PAÍS COM O ALCOOL E QUAL É O MAL ESTE VIRU PASSA PARA A SUA FILHA, AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA O QUE EU QRO É SO ABANDONAR O PODER
0 JOTA F. P 12-04-2012 11:15 #287
O Zé Dú, está a ficar babaca...Ele está a se esquecer que foi Deus que permitiu que Ele chegasse ao poder...Só que ele se esqueci disto... Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus (.Salmos 9:17)
0 Anónimo 12-04-2012 11:08 #286
Qualquer pessoa como a Dona Isabel dos Santos que se enriquece a custa do sofrimento de milhares de angolanos, só posso dizer isto, como cristão, que o Senhor Deus Todo-Poderoso tenha misericórdia dela...Cada vez que morre um angolano por falta de cuidaddos de saúde eles podem ter a certeza Deus vai cobrar o sangue destes inocentes das vossas mãos...sei que eles não ligam nenhuma para isto ,pois são homens e mulheres de belial, cuja maldade ... mas podem ter a certeza se eles não se arrependerem do pecado deles, digo isto com convicção, Deus vai se encarregar de fazer justiça...Ele só não faz porque não tem prazer na morte do impío, mas que todos se arrependam e vivam... O presidente precisa de Deus na sua vida, porque enquanto o diabo for e rei e senhor da vida dele...José Eduardo e sua família serão instrumentos do diabo para matar, roubar e destruir o povo angolano, aliás isto é o que o diabo faz (leia a bíblia sagrada João 10:10). José Eduardo é um assassino, ladrão e destruídor... Deus tem dado a ele a chance de se arrepender, mas se ele não o fizer saiba... Deus não tem Ele por inocente.
0 saissanzo makemba 18-03-2012 18:55 #285
Deus é que sabe!
0 saissanzo makemba 18-03-2012 18:52 #284
é empressionante como a ganançia na familia real é hardua!
0 Eduardo dos santos 13-03-2012 08:57 #283
Pelo que eu saiba, e clero que nao se esqueçam que a filia primogénita do PR, chama-se Josefa, aquela
Langa que ficou amiga do jojo da dispertar, apois receber a massa.
0 deusa 01-03-2012 08:29 #282
Cada um tem a sua vez. Então agora é vez dos Santistas. Eles não disseram que estarão no poder internamente, compreendam isso, por isso é que temos eleições de 4 em 4 anos, trabalhem e façam com que os vossos partidos ganhem para vermos como será a vossa governação. Voces também estão interessados a roubar, todo homem gosta de dinheiro, cuidado.
0 Fuzi Andrade 13-02-2012 17:48 #281
Quando um jornalista diz a verdade mto dos nssos dirigentes caem em sima deles, cá por mim essa tal de de Isabel dos Santos é q não tem vergonha n cara, porq quem n verdade tem mto é sempre alvo de calunia ou seja essa xta metida em mtos negocios cm grandes multimilionáris e ainda por sima há disviarem grandes fundos ela e sua famlia. e até porq gostaria d sabes masi dela porq no meu computador tem um documento q fala um pouco dela e ja m deu a entender q ela e a sua familian são tdos gatunos. por mim não ha nada q ela s imbirrar com o jornalista. Fuiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiiiii iiiiiiiiiiiii.. ....
0 Jacaroa 01-02-2012 10:53 #280
deixem a camarada em paz. se elá bebe ou deixa de beber o problema é dela. antes de apontarem os defeitos dos outros reparem o vosso comportamento, ninguem pode julgar o outro somos todos pecadores. mana bela, esquece estes jornalistas, eles só queriam ganhar fama e algum dinheiro as tuas custas.
não liga estes comentarios de mal gosto, o povo só fala não ajuda
0 ZUNGUEIRA 18-01-2012 13:07 #279
E TENHO A CERTEZA QUE O DINHEIRO APLICADO NESTE CASAMENTO VEIO TODO DO NOSSO PETROLEO ENQUANTO OS OUTRO FICAM AI BARDEA OS FILHINHOS DE PAPAI SO VIVEM PRA TORRAR O DINHEIRO DE ANGOLA JA O PROPRIO NEM DAQUI ATE A MORTE DELE VAIS CONSEGUIR GASTAR DE TANTO QUE É O VALOR:
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL