Luanda - Todos temos rituais para a passagem do tempo. Eu tenho um que é útil e agradável: faço tranças com o meu cabelo. É assim de seis em seis meses e gasto cinco horas de cada vez. Mas quando é hora de as desmanchar, preciso de dois dias. Fazer e desfazer exigem paciência.


Fonte: Club-k.net


É um ritual feminino. As mulheres ainda são mais pacientes que os homens. Para mim, não se trata de "matar" o tempo, mas de passar bem o tempo. Eu não corro contra o tempo. Dou-me bem com ele e não me inquieta que ele, às vezes, demore a passar.


Há muitas maneiras de passar o tempo. Há os passatempos e os "hobbies". Uns fazem colecções de objectos, outros preferem bordar, outras ainda fazem "paciências" com cartas de jogar. O que interessa é que o tempo, que às vezes nos sobra, seja bem preenchido.


Conhecem a história de Penélope? Li que era uma mulher fiel e paciente, que passava o tempo a tecer enquanto esperava pelo marido, o grande guerreiro Ulysses, que se ausentou longos tempos da sua terra para ir combater os troianos. É uma história da mitologia grega.


A paciência é humildade. Temos que admitir que o tempo também sabe fazer e desfazer as coisas, deixando que um jovem amadureça ou um desgosto de amor fique bem curado. A paciência que tenho, quando faço ou desfaço as minhas traças, sinto-a como uma força interior, que me ensina a ter calma e refrear os desejos mais imediatos.


*Estudante de Ciências Humanas na Universidade do Minho