Luanda  - O inventor benguelense Alcino Gomes apresentou hoje, quarta-feira, no Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, em Luanda, cinco das suas obras, das 97 por si confeccionadas.


Fonte: Angop
 

Em declarações à Angop, Alcino Gomes referiu ter tido sempre "queda" para fazer coisas novas, pelo que começou a fazer as suas invenções desde muito jovem, principalmente nos seus tempos livres.

 

As invenções apresentadas por ele tiveram muito impacto entre os convidados, com destaque para a cama que curva, que tem como público alvo pessoas portadores de deficiência fisica, e o sistema de salva-vidas, uma espécie de alarme que alerta o profissional sobre um possível caso.

 

Alcino Gomes tem ainda outras invenções a serem estudadas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e pelo Instituto angolano da Propriedade Intelectual.

 

Por sua vez, o professor universitário Joni Heitor, elogiou os trabalhos apresentados por Alcino Gomes e incentivou outros inventores a apresentarem os seus trabalhos.

 

“Queremos ver mais trabalhos feitos pelos nossos inventores, sabemos que no nosso país existem vários, mas com medo de serem reprovados”, frisou.

 

Adiantou ser intenção do ministério, apoiar e dar o seu contributo aos nossos inventores.

 

“O nosso objectivo é de trabalhar com cada um deles, dar o nosso apoio, só assim poderemos ajudar no desenvolvimento do nosso país”, adiantou.

 

Já o representante do projecto "internacional indutive dynamic" (de investigação cientifica na área da fisica), Francisco Zau garantiu que as exposições foram bem apresentadas e que o inventor está no bom caminho.

 

 O ministério tem já cadastrados desde 2009 até hoje, 42 inventores, dos quais cinco mulheres.