A carregar...

Artigos

Cabinda: Tati rejeita responsabilidade na morte de comandantes da FLEC-FAC

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Cabinda - A facção de Alexandre Tati na FLEC-FAC rejeitou qualquer responsabilidade nas mortes de Gabriel Nhemba "Pirilampo" e de Maurício Lubota “Sabata”. Estes dois comandantes militares da FLEC foram raptados e mortos este mês, em operações atribuídas às forças de segurança angolanas.


Fonte: VOA



A facção de Nzita Tiago na FLEC-FAC envolveu a de Alexandre Tati na morte dos dois destacados militares da frente independentista, primeiro foi com insinuações, depois com declarações à VOA de António Tchondé, um porta-voz de Tiago em Ponta Negra.



Estanislau Boma, aliado de Alexandre Tati, afirmou, numa entrevista à Voz da América, que isso é falso e que Tchondé foi manipulado.



“O que António Tchondé disse ontem foi-lhe posto na boca por alguém que quer dividir a resistência militar e mutilar a luta, com novos conflitos intestinos. Só pode ser uma manipulação. E nós temos vindo a seguir de perto essas coisas. Esse homem vive no campo dos refugiados e sabe quem lhe mandou dizer isto", disse Boma, o chefe militar da FLEC, substituído por Pirilampo após desavenças com Nzita Tiago.


O general Estanislau Boma adianta que os comandantes "Pirilampo" e "Sabata" foram, em tempos, seus subordonados "sofreram connosco durante muito tempo e não vejo em que pode interessar-nos a morte deles no momento em que somos, todos nós, atacados pelo inimigo".


A entrevista da VOA com Boma acabou abruptamente, com a perda da ligação telefónica e impossibilidade de se retomar o contacto com ele.



Recorde-se que o corpo sem vida de Maurício Lubota “Sabata” foi encontrado na região de Massabi, na fronteira entre Cabinda e o Congo-Brazaville no dia 19 de Março.


A morte de Lubota é a segunda baixa em menos de vinte dias, sofrida pela facção de Nzita Tiago da FLEC-FAC. A primeira foi o assassinato nas mesmas circunstâncias, do chefe estado maior-general da frente, o general Gabriel Nhemba "Pirilampo", neste mês.



A facção de Tati esteve, até há alguns meses, envolvida em negociações com Luanda, mas as negociações terminaram sem acordo tendo as forças armadas angolanas lançado uma ofensiva em Cabinda, na mesma altura em que "Pirilampo" foi morto (2 ou 3 de Março). Oficialmente, o governo de Angola reconheceu a ofensiva, mas não comentou a morte do general rebelde.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 CANGUIRIMA 25-03-2011 14:51 #12
Não sou Cabinda,sou Angolano,mas como ser humano sou de opinião que devem entregar o territorio de Cabinda aos cabindas.Porque o governo do MPLA ASSASSINA o pvovo com a corrupção,por isso cabindas força com a luta pela independencia e nao esquecem q os Angolanos são povos amigos,o inimigo a bater é o governo do MPLA,expulssem o MPLA de Cabinda e Não os Angolanos.
0 madiba 25-03-2011 12:21 #11
estes militares tao todinhos disnutridos, é assim q qerem fazer guerra? nem farda em condições tem...cambada de terroristas
0 KATA YA NKOMBO 25-03-2011 06:37 #10
QUEM NUNCA FOI TRABALHAR EM CABINDA NÃO SABE DA REALIDADE DE LA, TODOS OS DIAS CHAMAM O PROPRIO ANGOLANO DE TCHIMBULUNGO(ES TRANGEIRO)VEJAM O SEU PROPRIO IRMÃO!... AGORA A PARECE COMENTARIOS QUE DEIXAM SOMOS IRMÃOS? CUITADOS OS FILHOS ALHEIOS DA FAA QUE ESTAO A GARANTIR A SEGURANÇA DOS TERRITORIO É QUE ELES MATAM. A DIA ATACARAM SA FAA MATARAM SERA QUE NAO SAO ANGOLANOS? ME DIZEM SEMPRE A EMBUSCAREM OS OUTROS PORQUE SE ELES PARAREM SA FAA NAO VAO FAZER MAS NADA, ME DIZEM VCS A CEITARIAM A BATEREM TE SEM DEFENDER-SE? ANALISAM ISSO SOU ANGOLANO, TODOS OS PAÍS DO MUNDO EXISTEM ESTRANGEIROS, PORQUE ELE VENHA PARA OS SEUS TRABALHOS E GANHAR O SEU DINHEIRO MAS QUEM FICA A GANHAR EU PAIS OK.
+2 KOTA KUDIMUENA 24-03-2011 22:31 #9
Deixemos de se matar por causa de ambição ao poder. Vamos conversar para ultrapassarmos as causas do problema, encontrando o entendimento que nos possa levar à convivência pacífica dentro do nosso país, evitando as mortes desnessárias.

Haja mais amor entre irmãos...
+1 Benguelense insatisfeito 24-03-2011 18:39 #8
É uma pena, ainda existir pessoas com comentários tão futeis, que mostram claramente a falta de maturidade que muitos angolanos ainda padessem, a morte de qualquer pessoa é um lamento.

Para questão de Cabinda, é complicado,mas com o tipo de governação que temos o que espereis? boas soluções? Não é preciso ter duvidas, boas nunca serão.

Estes Guerreiros têm consciencia do que fazem, e sabem o que querem, mas como cabinda é neste momento o justificativo valido, para os compromissos assumidos e os dinheiros já jazem nas suas conta pessoas ao inves de contas do Estado, a todo custo procuram semear confusão para conseguirem realizar os seus caprichos. Angola é de todos nos, vamos tirar-las destes Tagarelas.
-1 marca 24-03-2011 13:39 #7
UNITA: 2012 contamos com o povo maioria absoluta para expulsarmos brancos e mulatos e pretos não angolanos, flec deve se juntar a nós para acabar com este problema
+1 KIDÓVULA 88 24-03-2011 08:35 #6
Os angolanos são muito burros e magoguistas.Est ão preocupados com os Cabindas envés de se preocuparem com a filha do JES q compra uma pulseira de 150mil euro,os Kopelipas,Manue l Vicente e entre outros que estão as vos roubar escrupolosament e,os estrangeiros que têm melhor salário q muitos angolanos q estudaram.Angol anos BURROS e MATUMBOS e FALSOS muito blá,blá,blá mas no dia 7 ninguém apareceu.Vocês não reconhecem o vosso sofrimente e humilhação,HIPÓ CRITAS,deixem os Cabindas e paz!!!
+2 O POVO SABE 23-03-2011 21:03 #5
FICAM A FESTEJAR A MORTE DE ANGOLANOS ENQUANTO OS ESTRANGEIROS ESTAO A VOS ROUBAR TUDO? É ESSA JUVENTUDE BURRA QUE SE VAI CONTANDO COM ELA PARA O FUTURO DE ANGOLA? QUE PENA!OS VOSSOS COMENTÁRIOS SAO MISERÁVEIS!
+1 Rei Da Floresta 23-03-2011 17:26 #4
Cabinda nos pertençe ou nos matam ou que! mais temos que ter Cabinda em nossa posse custa o que custar!
+1 Rei Da Floresta 23-03-2011 17:22 #3
Concordo plenamente o tal Pirilampo é um macaco assassino atacou a caravana da selação do Togo porque?..
A Flec vai desapareçer já se o macaco do Jonas Savimbi que tinha maior apoio do que a Flec levou do Fucinho!..Quem são estes macacos da Flec?..têm os dias contados o MPLA é forte cuidado quem brinca com o fogo queima-se.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL