Benguela - Confesso que sou fanático do jornalismo principalmente  radiofónico.Embora exercito a risca o da imprensa, a “minha escola”.Leio vários autores e oiço assiduamente vários programas e ultimamente o vanguarda policial da RNA. É o meu favorito.Espelha o bom trabalho desempenhando pela policia nacional.Tristemente são apresentados bandidos pequenos, quer na corporaçao quer na populaçao em  geral.Já sei os demais são imaculados e grandes exemplos para o mundo!


Fonte: Club-k.net


Inspirado no maior discurso politico senão  na maior profecia politica,que algum mortal já proferiu.Trata-se do Tenho um sonho de marther Luther King. Leio repetidas vezes.Eis as minha ideias.

 

 Hoje estou diante do ecra do meu computador , para expressa-vos os mais sagrados e dignos sentimentos  de coragem e esperança como sinónimos de paz e  democracia que o nosso país acabou de conquistar.


Cinco séculos de exploraçao portuguesa, metodos rudes  e nativos  converteram-se em escravos. Sentiram na pele o mais tratamento horroso que o homem  já viveu.Patriotas corajosos entregaram-se na luta pela liberdade.Na vontade de cada um angolano tenha uma vida  digna.Anónimos sangraram e celebraram o sour para o livramento e da paz, fossem vitorias de todos!Contudo a paz e a independência não culminaram o tormento e a escravatura da amargura combatidos outrora. As ideias dos nacionalistas continuam em pé.


Por isso decide transmiti-vos que a guerra das palavras lícitas e a nossa força são os nossos maiores guias para o bem comum dos angolanos. Que é urgentíssimo a nossa união.   


Tenho um sonho que um dia o presidente do meu país,não será vitalicio. Não se amarrará no poder, não terá dificuldades em lidar com os seus adjuntos. Não fingirá  eleiçoes no seu partido. Jamais concorrerá sozinho e não se espantará com os seus resultados. Não admitirá que da sua imagem se façam cultos e idolatrias .Que aceitará criticas e saiará ás ruas a vontade sem um aparato de segurança que mete medo! E que não se interroperrá nem se marcará tolerância de ponto pela suas visitas.Nunca aceitará inaugurar coisas descartaveis.

 

Tenho um sonho que um dia o presidente do meu país não se limitará a ler discursos, dará conferencias de imprensas a todos os órgãos.Jamais será adverso aos debates e justificará as suas nomeaçoes e exonerações em entrevistas.Não culpabilizará unicamente os seus subordinados pelos fracassos . Os sucessos serão considerados ganhos de todos.Não ouvirá apenas dos seus o andamento do paìs, terá o povo o principal interlocutor e sentirá o seu clamor .Jamais será insensivel. .As suas promessas será cumpridas.Caso não se demitirá.Que os seus parentes se tornarão empresarios frutos do seu trabalho e não de injustificaveis razoes.


Tenho um sonho, que um dia esta democracia se efectivará e crescerá em grande demissão.Deixará de ser timida e sangrenta.Que haverá isenção  da imprensa que a militância não será condição para emprego e algumas facilidades. Que terminará as ameaças e opiniões tristes e as vozes preocupadas com os seus bens e não com o Estado.

 

Tenho um sonho que o meu país será um verdadeiro canteiro de obras. As empresas de construção não serão de fachada e que não construirão obras públicas esferovites enquanto as suas obras são feitas de verdadeiros betumes e pilares a prova de bala. Que as estradas não serão de lodos nem de brinquedos.


Tenho um sonho que um dia haverá responsabilizações àqueles que saqueiam os bens de todos, oferecem aos seus as empresas públicas. Que haverá melhorias na educação, o professor, o encarregado de educação e o educando compreenderão a utilidade da formação e jamais partirão a meios contrários a lei para obterem os seus intentos. Na saúde as condições de trabalho dos hospitais, clínicas, postos médicos serão as melhores. Teremos especialistas e técnicos em toda a área geográfica de Angola. Nacionais de qualidade! O parque industrial e agricultura ajudarão no maior bolo do orçamento geral do Estado.


Tenho um sonho que os partidos políticos da oposição serão um garante da democracia, da paz e da estabilidade. Que os seus lideres resistirão a “pérola da gasosa”. Que as discussões no nosso parlamento serão patriotas, calorosas sem ressentimentos e em directo. Terminadas as sessões conversarão, festejarão e dirão todos somos irmãos. Que os líderes religiosos não venderão as escrituras sagradas jamais usarão os féis para acumular as suas riquezas e defender as suas ideias partidárias.

 

Tenho um sonho que todos respeitarão a lei e amarão o próximo como a si mesmo. Terminará um dia a impunidade. Os fiscais e as zungueiras disputarão o mesmo palco sem conflitos. Os polícias actuarão com urbanidade e respeito ao cidadão sem distinção. A inveja será substituída pela competência. Que paz será interior. Que as nossas riquezas se reflectirão em cada cidadão no seu nível de vida.

 

Deposito sobre os anos vindouros a crença e felicidade que vejo nitidamente nos vossos olhos. Meus irmãos cultivem hoje nesta terra o paraíso para os nossos descendentes. Para que não herdam o sofrimento e a desgraça .


Domingos Chipilica Eduardo em Benguela