Londres  - Foram retiradas ao Chefe da Casa Militar da PR,  general Manuel Vieira Dias “Kopelipa”,   competências em matérias de segurança domestica e ordem pública. As mesmas foram  transferidas para Sebastião Martins, o  Ministro do Interior e igualmente  chefe do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE).

 

Fonte: Club-k.net

Transferidas para Sebastião Martins

Até  meados do ano  passado tais competências estavam sob alçada de  um “desk”   da Casa Militar  versado oficialmente por  Assessoria de Segurança e ordem pública cuja tarefa era a de  acompanhar as questões  ligadas a  segurança do país   e policia nacional. Na pratica o Ministro do Interior despachava ao gabinete presidencial por intermédio do citado  órgão da Casa Militar.

 

Após a última reestruturação da  estrutura orgânica da Presidência da Republica (Casa Militar e Civil), o “desk” passou a ter a  designação de Secretaria de Segurança e ordem pública. Os seus oficiais funcionam consultando  Sebastião Martins  que despacha   com o PR sem ter que depender destas estruturas como no passado.  Antes de Setembro de 2010, por ocasião da indicação de Sebastião Martins para substituir o general Roberto Leal “Ngongo”, como Ministro do Interior, o Presidente da Republica, convocou, no seu gabinete,   o actual ministro  para  lhe transmitir  verbalmente  indicações e instruções que deveriam ser  também, partilhadas com o Chefe do Serviço de Inteligência Externa, André Oliveira Sango. (que agora despacha directamente com o PR sem ter que passar pelo general “Kopelipa”).

 


Em matéria de segurança, Manuel Hélder “Kopelipa”, ficou apenas com a competência da segurança interna do palácio presidencial, isto é organizar, preparar e implementar os dispositivos de segurança e proteção  pessoal do PR (e demais instalações presidências e do pessoal que ai exercem funções)  providenciando as medidas necessárias que são coordenadas por um oficial superior, o general José João “Maua”, da  Unidade de Segurança Pessoal.   

 

O esvaziamento de competências do ministro de Estado e  Chefe da Casa Militar coincide com a movimentação ou afastamento de quadros que deram lugar a nomeação  de um novo,  chefe das comunicações, o Brigadeiro Filipe de Figuereiro,  e a nomeação de um  Director do Gabinete de Vôo Presidencial da Casa Militar, António Guilherme  Mangueira. Tais alterações são acompanhadas  de  rumores internos  que atribuem ao general “Kopelipa”, uma alegada  pré-disposição de encurtamento  da vida política em função do seu estado de saúde   que lhe merece  atenção (Em Dezembro de 2010 esteve em tratamento  nos Estados Unidos).  

 

Um dos indicadores de que “Kopelipa” estaria  mesmo a descongestionar-se da vida publica   é a sua  recente e discreta  retirada do grupo de acionistas do grupo de comunicação social “Media Nova”, ao qual tem como sócios, o  PCA da Sonangol, Manuel Domingos  Vicente,  e o  ex-chefe do centro das comunicações da PR e agora seu consultor, o  general Leopoldino do Nascimento. Opta por manter os seus activos no exterior. Faz parte do Conselho de Administração da World Wide Capital, SGPS, S.A, uma holding sedeada em Lisboa que através do qual fez-se  o quarto maior accionista do Banco BIG em Portugal.