Lisboa - Alda Sachiambo, a líder da bancada parlamentar da UNITA, esta em vias de retirar-se da vida política partindo pela sua renúncia das funções   partidárias. A acção é atribuída a prioridades que a mesma tenciona prestar na sua vida particular com realce  a  saúde.


Fonte: Club-k.net

Vai dar prioridade a planos pessoais

A decisão da mesma é paralela a planos conjugais que a levarão a  contrair matrimonio com George Chicoty, o Ministro das relações exteriores de Angola. Ambos tornaram-se noivos a cerca de dois meses atrás. Sachiambo conheceu  Chicoty quando eram ainda miúdos no Huambo. Na altura chegaram a ter uma relação  que pareciam  namorados de infância. Mais tarde viriam a ter destinos diferentes, dentro da UNITA, e Sachiambo acabaria por  se casar  com  o antigo chefe de estado maior das FALA, Waldemar Pires Chindondo e mais tarde  tornou-se esposa de Malheiros Savimbi.

 

É  reconhecida pelo seu intelecto e  determinação. Antes de assumir a chefia da bancada parlamentar do “Galo Negro” foi Secretaria provincial do seu partido no Huambo, ainda com Paulo Kassoma como governador.  Notabilizou-se por ter dado outro ares a oposição na província. A dada altura quando as populações tivessem algum problema era a ela a quem iam reclamar. Sempre que uma entidade estrangeira ou eclesiástica se deslocasse a  província faziam questão de ter um encontro de cortesia com a mesma ao ponto de rivalizar a concorrência com o então governador provincial.


A  sua retirada da vida política enfraquece  o maior partido da oposição visto que a mesma era em círculos internos tida como uma das potencias candidatas para a linha de sucessão de Isaías Samakuva.