NOTA DE ESCLARECIMENTO

OS FAMILIARES E AMIGOS DE ANINHAS SACHIAMBO


Vêm por esta  nota, esclarecer a opinião pública o seguinte:

 

1.      À seu pedido, e por razões de saúde, Alda Aninhas Sachiambo renunciou do cargo de presidente do Grupo Parlamentar da UNITA.

 

2.      A  necessidade da sua substituição, há meses que foi manifestada, sobretudo junto da direcção do partido, por lhe terem sido removidos, da coluna, dois discos intervertebrais, numa penosa intervenção médica  em Johannesburgo, causando um severo desequilíbrio na sua postura física, e como consequência, um desgaste ósseo da  cabeça do fémur, que ao ter sido detectado em Espanha, implicou a sua substituição por uma prótese. São estas disfunções que fazem com que neste momento ela se encontre internada na África Sul.


3.      Face a esta condição física, e a permanente dependência a “pain killers”, tornou-se ultimamente deprimente exercer funções que lhe exigem que se mantenham sentada por várias horas,  tudo agravado, com o   facto de diariamente ter de suportar,  quatro e por vezes ate seis horas em engarrafamentos, nas deslocações de ida e volta  para e da  Assembleia Nacional.


4.     Na sequência das várias abordagens do caso, pessoalmente, formalizou    ultimamente junto das entidades competentes tal intenção, o que foi  informado ao seu partido.


5.      Para Aninhas Sachiambo a sua vinculação a UNITA, enquanto membro, nunca esteve em causa e ela jamais se desassociará do seu partido, do qual aceitará exercer qualquer outra função que lhe não agudize a sua moléstia.


6.      O que não pode fazer, é manter-se numa função que  tem desgastado cada vez mais a sua condição física, e que lhe vem acarretando imenso sofrimento.


7.      Aninhas Sachiambo nunca teve a sua consciência a venda e ao relacionar-se com pessoas que não são do partido a que milita, para ela e para qualquer democrata no mundo, não parece ser crime.


8.      Neste momento de convalescença por que está a passar, dos seus colegas espera sim, alguma solidariedade.

 

PELOS FAMILIARES E AMIGOS DA MANA ANINHAS