Lisboa - O Ministerio da Defesa de Angola   nomeou recentemente  (por Despacho Nº 202 /2011), um oficial  superior da Força Aerea Nacional (FAN),  José Catumbela para exercer  as funções de  adido   militar  junto a  embaixada angolana em paris.


Fonte: Club-k.net

Oriundo da força  aérea

José Catumbela, actualmente com 52 anos,  deverá chegar a paris em finais de  Julho para,  apresentar as cartas de acreditação  junto ao ministério da defesa francesa,  em Agosto próximo.   É  um quadro militar familiarizado com o “país de galé”. Em 1997, ao tempo coronel  foi o único angolano que naquele ano graduou-se em  estudos militares avançados  pelo colégio internacional de defesa  de França.

 

É  considerado,   um “quadro receptivo”. Na vida social é conhecido  como crente da Igreja Metodista de Angola  e  esta ligado a filantropia através da  organização não-governamental Associação de Desenvolvimento e Enquadramento Social das Populações Vulneráveis (ADESPOV).

 

De recordar que na historia da chancelaria militar em Paris, José Catumbela é o primeiro quadro oriundo da força aérea Nacional.  Alguns que la passaram  eram  oriundos do aparelho de Segurança como  é o caso do brigadeiro Azevedo Xavier “Xavita”, afastado na seqüência do caso Miala e mais tarde nomeado DG adjunto do SIE.  Na altura, fazia igualmente parte da secção militar, um elemento Armindo de Oliveira notabilizado  por misturar as suas missões  de defesa  com actividades político partidária em favor da célula do MPLA, em paris.