A carregar...

Artigos

Economista Cruz Lima na diplomacia

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Lisboa - As autoridades angolanas  fazem gosto de   acomodar o economista,  António  da Cruz Lima,  na embaixada de Angola  no Reino de Espanha para desempenhar as funções de adido comercial, a fim de preencher  a vaga deixada por Miguel Catraio que agora ocupa o cargo de Vice-Governador de Luanda para área  econômica e produtiva.



Fonte: Club-k.net



http://www.opais.net/resources/images/2009pais/edicao_53/pais53_lr_204.jpgCruz Lima,  é um reconhecido quadro do Ministério das finanças onde chegou a exercer as funções de director do Orçamento Geral do Estado (OGE). Goza de aceitação em círculos da Casa Civil especializados em matéria de  econômia.  Quando as autoridades foram pressionadas, pela comunicade internacional,  a promover a transparência em Angola  com  a abertura de uma bolsa de valores,  enviaram o mesmo para fazer um mestrado,  em Londres, na área de finanças. No seu regresso, ao país, o economista   esteve alguns meses  na assessoria econômica da Presidência angolana até ter sido colocado como Presidente da comissão instaladora  da Comissão do Mercado de Capitais (CMA). Em Janeiro do corrente ano, foi afastado e substituído por   uma   Comissão de Estruturação e Gestão.

 


Em meios críticos que analisaram, a sua demissão,  consideraram  que a Comissão do Mercado de Capitais observava a fase em que se poderia dar luz verde para a sua  abertura oficial.  Tais críticos concluíram que não era do interesse do regime angolano  avançar com o projecto  visto que o funcionamento  da  bolsa de valores forçaria  a transparência nas transações nas principais  empresas estatais, razão pelo qual o seu afastamento  foi visto como tendo servido  para retardar o lançamento do exercício  da bolsa.


No seguimento da demissão, as autoridades foram criticadas por o terem destratado   através de um comunicado no site do Ministério das finanças por ter alegadamente "mentido" em relação a entrada  em funções da bolsa  de valores.  Diz-se que foi  feito “bode expiatório” para cobrir as promessas do ministro das finanças Carlos Alberto que prometeu que tudo faria para que a BVDA entrasse em funcionamento no ano de 2011.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 mata cobra 06-07-2011 19:48 #19
Sr. Cruz lina,por favor vais contactare a senhora,Christi ne lagarde, para ensinar-te, o que e ser economista, so tinha que sere um bebado.
0 lono 26-06-2011 20:00 #18
Aldrabao, gatuno, dono do antigo colegio do cruz-linda, ficou com o dinheiro dos funcionarios, chamado fundo mtuo que ele tinha criado onde cada funcionario, depositava nesta cota mensalmente 10 usd, sou quem trabalhou com este senhor sabe as facatruas que ele faz. economista de meia tigela, pelo dinheiro nao tem caracter.
0 Victoria 20-06-2011 21:05 #17
Meu Deus... So querem exagerar? Ve-se ke ha pessoas com problemas pessoais com o senhor e querem descarregar toda a frustracao on line... Menos gente...
Que eu saiba os negocios do senhor nao faliram, muito pelo contrario... Ele deu um rumo em todas as ocasioes muito antes disso acontecer. Mas, enfim... Presumo que saibam do que falam hahhahaha... nao-vi-nada:
0 Vunge Jr. 20-06-2011 13:38 #16
mais uma vez está provado que eles andam em conluio. se o individuo se revelou incompetente na BVA, porque é que nao lhe passaram um certificado de incompetência e o mandaram para a vida? Há pessoas com capacidades a espera de uma oportunidade, redimensionem o vosso horizonte de escolha e, verão que vocês não são os únicos a saberem algumas coisas.
0 Hozni Moubarak 13-06-2011 00:46 #15
Promíscuo, ladrão, mentiroso patológico, paranoico e esquisofrénico, mal-criado, imaturo, psicopata profissional... vingativo, ignorante, cobarde, arrogante....e; sobretudo ladrão de meia tigela, até o capital social da BVDA sumiu...
0 NGAPA 11-06-2011 09:36 #14
nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: nojento: TUDO MERDA MERDA MERDA NADA MUDA SEMPRE INCOPETENTES
0 Mualuembe Txampua 10-06-2011 10:52 #13
é sou roubar, roubar, roubar, roubar, e é sou roubar porque? não sabem fazer nada sou sabem roubar a partir de JES, e resto, os diamantes estão acabar todos
+1 MANUEL VAN-DÚNEM 09-06-2011 18:53 #12
MAS TBM TDOS SÃO CORRUPTOS, BANDIDOS E GATUNOS?
-4 malandro 09-06-2011 17:04 #11
Este senhor e' um corrupto e arranjou intriga com todo mundo la na BVDA ao pnto de todos lhe terem fugido. Ja fez td que e' negocio e nada funcionou. Bem feito, deste corrupto, gatuno e aldrabao - como Ali Baba e os 40 ladroes. Com o espanhol ficara ainda mais confuso e frustrado. Sem transparencia, Bolsa nunca funcionara em Angola, isto e' para boi dormir. E' pena estarem a usar dinheiro publico para sustentar pansudos inconfesaveis.
fui
0 brnf 09-06-2011 15:57 #10
maltratam depois acomodam? isto não é vida!
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL