Lisboa - O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade dias dos Santos “Nandó” desmentiu, recentemente,  informações postas  a circular pelos órgãos de comunicação estatal   que lhe atribuem   anuncio da construção  de  um novo hospital pediátrico em Luanda.

 

Fonte: Club-k.net

Vice-PR foi vitima de manipulação

No desmentido, (Reproduzido pela Radio Mais, a 19 de Junho), a  segunda figura da hierarquia do estado angolano disse ter havido erro na informação passado pelos jornalistas. O dirigente clarificou que durante a sua visita de campo ao hospital pediátrico considerou que  para evitar o congestionamento que ali se observa, era no seu ponto de vista  necessário uma   outra unidade hospital. Logo a seguir a sua  visita de campo, os órgãos de comunicação do governo noticiaram que o governante  anunciou a construção de um novo hospital.

 


Não há conhecimento de dados se os jornalistas fizeram isto  como forma de ajudar  a “política de impressão” do  regime ou se foi um aproveitamento  do gabinete de acção psicológica  da PR (responsável pela política de manipulação e fabricação de factos políticos), no sentido de causar  conforto aos populares visto que nas ultimas semanas o regime estava a ser fortemente criticado por causa das condições menos boas na  pediatria de Luanda.

 


Em alguns casos, tais  praticas da imprensa  estatal destinadas a “causar impressão”  produzem erros ou contradizem-se. O Jornal de Angola que se mostra  mais  especialista nestas questões, as vezes entra em conflito  com outros órgãos do regime (Ver imagem ao lado). Em Abril do corrente ano, o Vice Presidente efectuou uma visita de campo a futura  cidade universitária de Luanda no bairro Camama. A Angop noticiou  que o campus universitário abriria ao publico no próximo ano (Isto é; em 2012 ) . Já o Jornal de Angola “esticou a corda”, dizendo que aquela instituição abriria as portas este ano de 2011.

 

Esta semana finda, o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos  procedeu a uma visita ao projecto residencial do camama. A Angop anunciou que cerca de duas mil casas vão ser construídas até Setembro de 2012 e que 350 poderão estar em condições de habitabilidade entre Outubro e Novembro deste ano.   Já a publicação dirigida por José Ribeiro, “adiantou o relógio” dizendo em destaque o seguinte: “Urbanização da Camama com casas prontas a habitar”.