Luanda - O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto, considerou, terça-feira, em Luanda, ser importante a adopção de métodos de trabalhos adequados ao nível das relações inter e intra-sectoriais, assim como de automatização das rotinas administrativas.
 


Fonte: Angop

 
Ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra NetoPitra Neto fez tais considerações durante a abertura do seminário sobre "Simplificação Administrativa", realizado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess).
 
 
 
De acordo com o titular do Mapess, é recomendável que seja reinstalada a experiência da rede de articulação entre os distintos organismos, através dos grupos técnicos, como antenas permanentes de interlocução e execução das acções concretas no seio de cada serviço, tal como no passado se operou em relação a outras tarefas do programa de reforma.
 
 
 
O diagnóstico do que existe e como se realiza, os procedimentos, formalidades e formalismos vigentes assim como simplificação, a segurança e a celeridade como deve ser feito, constituem indicadores do plano de desburocratização que todos os serviços públicos administrativos e as empresas públicas prestadoras de bens e serviços são convidados a adoptar.
 
 
 
Segundo o governante, deve-se continuar a prestar uma atenção particular ao trabalho referente aos actos administrativos relacionados com a emissão de Bilhetes de Identidade, certidões de registo dentre outros.
 
 
 
Acrescentou que a melhor coordenação e racionalização de competências e de serviços em materiais ou domínios comuns de actividade, como na emissão de licenças pelos vários organismos da administração do Estado é uma das questões que clama por um tratamento célere e mais eficiente.
 
 
 
A adopção de paradigmas processuais uniformes, a contracção dos circuitos e a diminuição de entidades internas intervenientes na tomada de decisão, a modernização das estruturas e a qualidade do pessoal, são opções em relação as quais são chamados a reflectir, propor e, uma vez aprovadas pelos órgãos deliberados do estado, cumprir e a fazer cumprir.
 
 
 
Pitra Neto referiu que as contribuições saídas do encontro permitirão, no contexto do programa nacional de desburocratização, a recolha de importantes subsídios para a actualização das tarefas dos indicadores do pacote medidas de simplificação administrativa de impacto imediato, no curto e médio prazos, com incidência efectiva nos sectores e estruturas centrais e locais.