« Com políticos sem carácter não iremos a lado nenhum”

Agora estamos apenas a espera que anuncie oficialmente a sua adesão ao Partido MPLA. Não é criticável o apoio do senhor Valentim ao MPLA. Porque na democracia cada cidadão é livre de apoiar o Partido de sua escolha sem ser molestado por isso. O que o é, é a atitude, a maneira como falou do seu antigo Partido.

 Mas o que gostaria também criticar aqui é a falta de carácter, de convicção de muitos políticos da nossa praça. Até no nosso país a falta de carácter tornou-se a regra e o carácter a excepção. Pois, é difícil hoje ver políticos que defendem as suas convicções até ao fim. políticos que prefeririam serem maltratados do que renunciarem as suas opiniões, as suas ideias.
 Ao Dr Savimbi que muitos diabolizam, reconheço no entanto duas qualidades que muitos políticos angolanos carecem : o carácter e a convicção! Lutou por suas ideias até que morreu por elas. Assim é que um político deve comportar-se.

 Como todos sabem o senhor Jorge Valentim é um dos fundadores da UNITA, junto com o falecido senhor Jonas Savimbi.  Durante muitos anos este senhor lutou e defendeu as ideias e a causa da UNITA. 
A mudança nas convicções deste senhor começou quando integrou o GURN (Governo de Unidade e Reconciliação Nacional) como ministro do turismo para a UNITA.  E o ponto culminante foi a sua desobediência ao seu Partido em 2006, o que resultou na sua expulsão das fileiras do Partido UNITA.
Não é preciso fazermos um desenho para que todo mundo entenda o que se passou! É com certeza que aconteceu o que acontece com os políticos que não têm carácter e que mudam de opinião segundo as circunstâncias. Segundo o sentido que o vento soprar.

 Já não ver as coisas da mesma maneira que o seu Partido ainda as vê, é direito legítimo de cada militante. Mas cuspir no prato com que comeu, isto é uma atitude dos traidores sem carácter. Dizer que a direcção do seu Partido é incapaz e que o único Partido capaz de governar Angola é o MPLA, isto tenho muita dificuldade a engolir.  Isto cheira a corrupção!
Se o MPLA é o único capaz de dirigir Angola e de resolver os problemas dos jovens, porquê militou durante tantos anos na UNITA e contra o MPLA que criticava e que agora elogia? É certo que alguma coisa aconteceu debaixo da mesa!

 Podemos concluir sem sombra de dúvida que este senhor lutou apenas para garantir à sua família e a si mesmo boas condições de vida. Agora que conseguiu obter, fora do seu Partido, o que queria, permitiu-se insultar os seus antigos companheiros.

 Não escrevo para defender a UNITA. Porque como muitos leitores já sabem, eu não sou militante deste Partido e nem do MPLA. Sou apenas um patriota que ama Angola e que quer o seu bem e o dos seus habitantes. Mas Escrevo sim para defender valores morais que devem ter todos aqueles que pretendem dirigir-nos.  

 A minha mensagem nesta época de eleições é que devemos votar com uma consciência patriótica e democrática. O nosso voto deve servir a instalar no poder deputados e governantes que vão mesmo nos representar no Parlamento e que defenderão vigorosamente os nossos direitos. Pouco importa a que Partido político pertencem! O mais importante são os interesses do povo, o bem-estar do povo angolano e de Angola. Os interesses nacionais devem estar acima dos interesses partidários! Não votem cegamente ou por puro fanatismo ou sentimentalismo. Em todos Partidos políticos tem gente boa, honesta, patriota, democrata... E vice-versa. Em todos Partidos também há corruptos. Os valores morais e de democracia não são monopólio de nenhum Partido.

 No nosso país há muitos políticos que só fazem a política porque é a maneira para eles de enriquecerem-se mais rápido. Não a fazem com o desejo ardente de servir a pátria e o povo.
Muitos acusam o MPLA de ser corrupto etc. Mas o MPLA não é o único. Vários políticos da Oposição são tão corruptos como os que eles criticam. É normal que critiquem o MPLA porque é ele que  está no poder. Só não se critica quem não faz nada!

 Sendo assim, é preciso que votemos, não para Partidos políticos, mas sim para os indivíduos, nos Partidos, que têm convicção nos seus discursos e no seu carácter. Para indivíduos de diferentes Partidos políticos que têm tido a mesma postura, o mesmo discurso, em suma, para os que têm carácter e não se deixam levar segundo a direcção do vento.
Porque vale a pena termos um Parlamento composto por deputados de diferentes Partidos mas  com valores morais, sem que nenhum dos Partidos tenha a maioria absoluta; do que termos um Parlamento onde um só Partido tem a maioria absoluta mas cujos deputados não têm escrúpulo.
Com um Parlamento heterogéneo, os deputados, já que serão pessoas animadas com valores morais, pessoas com espírito patriótico, poderão sempre fazer primar os interesses da Nação  sempre que for necessário. Assim teremos uma democracia saudável.

 Quanto aos Partidos que não páram de distribuir bens materiais para conquistarem o voto dos eleitores. Digo-vos o seguinte : conforme disse o senhor Samakuva, é dinheiro de todos nós. Se vos darem coisas para que possam votar neles, tudo bem, recebam. Mas quando chegar o dia D, não se esqueçam o que vos disse acima. O voto é secreto. Ninguém vai saber para quem vocês votaram. Naquele dia votem com a vossa consciência. Não vos deixeis comprar com alguns presentinhos. É o futuro da Nação, do país que está em causa.
Se aceitarem os presentes e depois votarem para os maus dirigentes, quando os presentes acabarem e começarem a conhecer dias difíceis, não vão poder queixar-se porque tiveram a oportunidade de escolher um futuro melhor e escolheram presentes.
 
 Então, para que conheçamos um futuro melhor, no dia 5 de setembro votem para os políticos que têm carácter. Votem para os que não se deixam comprar. Votem para os que são homens e mulheres de palavra. Votem para os que são fiéis e para os que cumprem as suas promessas. Porque quem mentiu uma vez poderá mentir pela segunda vez.
Não deixem que bonitos discursos vos enganem. Analisem tudo para saber quem diz a verdade.

 Esta é a oportunidade de escolhermos o futuro que queremos para o nosso país. Então não percamos-la.
Saibam que quem vota para um certo Partido, cauciona toda a política que este último levar. Então votemos para os que vão levar a melhor política possível para a nossa bela mãe Angola.
 Com políticos sem convicção não iremos a lado nenhum. Escolhamos políticos com carácter e convicção. Pois, é de homens e mulheres deste género que precisamos para a nova Angola que queremos construir.

“O mais importante é resolver os problemas do povo” (Dr Antonio Agostinho Neto).

Que Deus nos ajude a escolher os melhores dirigentes para o nosso pais. No nome de Jesus-Cristo, amen!

* Patriota Liberal / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Fonte: club-k